São Paulo recebe insumos para produzir mais 5 milhões de doses da vacina contra a COVID-19

Um lote de 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), suficientes para produzir 5 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra a COVID-19, a Coronavac, aterrissou em São Paulo nesta segunda-feira (19).

O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan e do Governo do Estado de SP, foi transportado pela companhia aérea Turkish Airlines. A aeronave deixou Pequim na última sexta-feira (16) e realizou escalas em Istambul e em Dakar até chegar em São Paulo.

Agora, os insumos passarão por processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade. Só então eles serão disponibilizados para a produção dos imunizantes.

O Governador João Doria, o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, estiveram presentes na ocasião. A carga foi entregue no Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 06h. “Com isso vamos chegar a 46,4 milhões de doses da vacina. É São Paulo, é o Butantan ajudando a vacinar o Brasil”, disse João Doria.

Créditos: Governo do Estado de São Paulo.

Insumos recebidos pelo Butantan

Desde o fim de 2020, o Instituto Butantan vem recebendo remessas de IFA. Em fevereiro, 11 mil litros de insumos chegaram ao país. Já em março, o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA, os quais possibilitaram a produção de 14 milhões de doses.

Na última semana, o Butantan atingiu a marca de 40,7 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI). As entregas chegaram a porcentagem de 88,4% da meta de 46 milhões de doses a serem enviadas até o dia 30 de abril. Esta meta está prevista no contrato do Instituto Butantan com o Ministério da Saúde.

Via: Governo de SP.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile