São Paulo recebe festival chinês pela primavera vez no fim de semana

São Paulo sediará o primeiro Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, de origem chinesa. O evento acontece no 15º dia do oitavo mês lunar do calendário chinês, ou normalmente em meados de setembro, conforme o calendário gregoriano.

As festividades na cidade de São Paulo acontecerão nos dias 23 e 24 de setembro, ou seja, no próximo fim de semana.

Nesse período, a 25 de Março ficará lotada de atividades para promover a imersão na cultura chinesa, como apresentações culturais, demonstrações de artes marciais e danças folclóricas.

Além disso, a área receberá a decoração tradicional desta época do ano: lanternas coloridas, com destaque para a cor avermelhada, e ornamentos tradicionais.

Comidinhas de rua típicas também vão marcar presença. Entre elas está o famoso Bolo da Lua, com recheio de feijão-vermelho, pasta de ovos ou sementes de lótus, o qual é símbolo do festival. Normalmente, as pessoas presenteiam os entes queridos com o pequenino bolo durante as celebrações.

bolo da lua
Bolo da Lua.

Festival da Lua

Durante a Dinastia Tang (618–907 d.C.), os chineses começaram a prestar atenção na relação entre a lua, as estações do ano e a produção agrícola. Assim, o festival nasceu como uma forma de agradecimento pelas colheitas.

Nas noites outonais de lua cheia, as pessoas faziam oferendas e contemplavam o brilho do luar ao lado de familiares durante caminhadas noturnas. Também era (e ainda é) comum escrever poemas na noite de lua cheia ou brincar de charadas.

Leia também
Mais espaço para viajar: Brasileiros ampliam orçamento para viagens em 2025!

Viajar virou prioridade no orçamento dos brasileiros em 2025! Uma pesquisa recente realizada pela Serasa…

Fim de uma era: União Europeia vai substituir carimbos no passaporte por biometria

A União Europeia anunciou a implementação de um sistema automatizado de biometria para controle de…

GOL retoma rota sazonal direta para Punta del Este no verão 2025/2026

A GOL Linhas Aéreas confirmou hoje, 30 de julho de 2025, o retorno de voos…