Senado aprova MP de socorro financeiro para as companhias aéreas

Nesta última quarta-feira (15), o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 25, que diz respeito ao socorro financeiro para as empresas aéreas.

Segundo ela, as companhias aéreas podem reembolsar os passageiros que tiveram passagens canceladas durante a pandemia de coronavírus em até 12 meses.  O senador Eduardo Gomes atuou como relator. Agora, o texto segue para a sanção da Presidência da República.

A MP tem objetivo de promover um alívio imediato ao fluxo de caixa das companhias aéreas. Além do reembolso, também disciplina a remarcação de passagens de voos cancelados, regula os pagamentos de tarifas e suspende o adicional de embarque internacional.

Assim, a empresa aérea poderá oferecer ao consumidor a opção de crédito no valor maior ou igual ao do bilhete aéreo. Os créditos deverão ser usados em até 18 meses para adquirir produtos ou serviços da companhia.

O texto também trata do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por aeronautas e aeroviários. Os trabalhadores que tiveram os seus contratos suspensos devido à pandemia poderão fazer até seis saques mensais de, no máximo, três salários mínimos. Os funcionários que tiveram os seus salários reduzidos neste período também poderão sacar o FGTS, mas somente no valor de um salário mínimo.

A MP tem validade até esta quinta-feira (16). Qualquer alteração no texto faria a MP retornar para a Câmara dos Deputados. Por isso, o relatório foi aprovado com 72 votos favoráveis e somente dois votos contra.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile