Senadores apresentam PL para melhorar processamento de vistos para os Estados Unidos

Dois senadores norte-americanos, Amy Klobuchar e Jerry Moran, apresentaram um projeto de lei para combater o atraso no processamento de vistos para os Estados Unidos.

A ideia é criar um programa para testar a eficiência de entrevistas realizadas por videoconferência para eventualmente implementá-las como alternativa para as entrevistas presenciais.

Elas seriam uma opção somente para candidatos cuja aplicação de visto já passou por análise prévia e para aqueles considerados de “baixo risco”. Em outras palavras, requerentes de vistos de turismo, estudo ou trabalho temporário.

Esses são os tipos de visto mais solicitados por brasileiros, então muitas pessoas se beneficiariam com as entrevistas online.

A Lei de Melhoria do Processamento de Visto também prevê a imposição de metas para os tempos de espera nas entrevistas e a concentração de recursos em embaixadas e consulados que apresentam dificuldade para manejar as solicitações de visto.

Emissão de visto de turismo para os Estados Unidos

visto americano

A entrevista presencial em uma entidade consular dos EUA é uma das etapas obrigatórias para a emissão do documento de viagem.

Somente quem já obteve um visto para os Estados Unidos pode pular a entrevista, conforme determinado pela Embaixada dos EUA no Brasil. Esta medida, no entanto, deve vigorar somente até a situação da emissão de vistos voltar à regularidade.

No Brasil, o tempo de espera para fazer a entrevista chegou a 600 dias em São Paulo. A situação não é diferente em outras partes do mundo.

“Atrasos contínuos no processamento de vistos estão impactando negativamente as empresas, universidades e famílias em todo o Kansas e em nosso país”, escreveu o senador Moran em um comunicado à imprensa.

“Nosso projeto de lei ajudará a resolver atrasos e fazer com que as pessoas voem mais rápido, aumentando a equipe e melhorando o serviço nos consulados e embaixadas dos EUA, o que trará mais viajantes internacionais para atrações, restaurantes e hotéis em Minnesota e em todo o país”, afirmou Klobuchar.

Os consulados norte-americanos adotaram algumas medidas para agilizar o processo de emissão de vistos de turismo e negócios para viajantes brasileiros. Consequentemente, o tempo de espera para realizar a entrevista reduziu na maioria das entidades consulares instaladas no Brasil, mas a situação ainda está longe do ideal.

Dica para viajantes

Viajantes poder solicitar vistos para os Estados Unidos e conferir o andamento de suas solicitações na plataforma da Embaixada dos EUA. É recomendado fazer a solicitação o mais rápido possível, dado que o processo pode demorar bastante e acabar atrapalhando os planos de viagem dos solicitantes.

Via: The Hill.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…