O Uruguai entrou na seleta lista de países com autorização para viajar a Europa. Com menos de 30 mortes causadas pela COVID-19 e 932 casos confirmados (dados de 30/06), o país deve seguir com as fronteiras fechadas para turistas estrangeiros.
A Comissão Europeia está fazendo os últimos ajustes de um acordo para reabrir as fronteiras a partir de julho. Apenas nações com a propagação do coronavírus sobre controle poderão visitar os países europeus. Atualmente, o Brasil é o país mais afetado da América Latina, com 1.37 milhões de casos confirmados (dados de 30/06).
Além do Uruguai, integram a lista a Austrália, Argélia, Canadá, China, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Ruanda. Os turistas de Andorra, Vaticano e San Marino, enclaves europeus, também poderão entrar no continente.
- Vem aí a Black Friday Gol 2020
Embora exista esta seleção, cada integrante da União Europeia pode decidir sobre o controle de suas fronteiras. Os países, contudo, procuram trabalhar de forma conjunta para alinhar as atividades de cada membro do bloco. Dessa forma, uma segunda onda de contágio pode ser evitada.
A lista será reavaliada a cada duas semanas de acordo com as informações de controle epidemiológico dos países ao redor do globo. Caso a situação sanitária melhore nas nações barradas de viajar à UE, eles receberão autorização para adentrar o bloco.