Sucesso na vacinação: Israel suspende uso de máscaras em locais públicos

Desde o último fim de semana, os israelenses já estão saindo de casa sem máscara. O governo do país autorizou, no último domingo (18), a circulação em locais abertos sem o acessório de proteção pela primeira vez desde o início da pandemia de COVID-19.

Agora, somente é preciso usar a máscara nos transportes públicos e em estabelecimentos comerciais. Ou seja, em locais fechados. Em locais ao ar livre, as pessoas já podem circular sem máscara e sem hesitação.

“É uma grande vitória para o país e para os israelenses”, celebrou a diretora do departamento de saúde pública de Israel, Sharon Alroy-Preis.

Entretanto, uma parte dos israelenses idosos acreditam que a flexibilização das medidas deveria acontecer gradualmente para não deixar a população muito confiante.

Suspensão das medidas

A suspensão das máscaras de proteção é uma das últimas etapas da flexibilização das medidas sanitárias em Israel. Eventos culturais estão retornando aos poucos, especialmente os shows e as apresentações ao ar livre.

Bares, cafés e restaurantes, por outro lado, já reiniciaram as suas operações. Quem carrega um “passaporte verde”, documento que comprova a imunização da COVID-19, pode reservar mesas normalmente.

Outra novidade é que as escolas serão reabertas em breve. A maioria dos moradores já está enxergando a suspensão das medidas de proteção como um retorno à vida normal, embora alguns já tenham sido flagrados usando máscara nas ruas de Israel em razão do costume.

Programa de Vacinação de Israel

A abolição das medidas foi possível após o sucesso da campanha de vacinação nacional de Israel. Cerca de 80% da população israelense acima de 20 anos já foi vacinada, segundo dados oficiais da nação. Nos últimos dias, Israel somente registrou 200 casos diários de COVID-19. No total, foram registrados mais de 830 mil casos.

O acordo entre o país e a gigante farmacêutica Pfizer também acelerou o fornecimento de doses para Israel. Em troca da presteza da multinacional americana, a nação ofereceu a ela informações sobre os efeitos reais do imunizante em pessoas vacinadas.

Via: Carta Capital.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Sair da versão mobile