A cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, reabriu para turistas na última terça-feira (26). Escondido entre a natureza e as montanhas, é um destino popular por conter uma parte importante da história do Brasil.
O comércio e o turismo locais seguem as orientações do programa Minas Consciente. Ele libera o funcionamento de empreendimentos que tenham o alvará COVID-19 e o selo Estabelecimento Seguro. Ambos os certificados asseguram o cumprimento das normas de segurança. São formas de tranquilizar os turistas durante o período de visitação na cidade.
Atualmente, Tiradentes permite a ocupação de 50% no segmento hoteleiro, restaurantes e bares. O uso de máscara e o distanciamento social, como de praxe, são obrigatórios. Eventos e atividades com aglomerações, no entanto, seguem suspensos.
O hóspede que apresentar suspeita de contágio da COVID-19 durante a hospedagem precisará notificar o município e permanecer isolado por 10 dias, contados a partir da aparição dos sintomas. Além disso, deverá ser responsável por suas próprias bagagens para evitar que outras pessoas toquem em seus pertences pessoais.
No site do programa Minas Consciente, o turista encontra todas as informações sobre como está sendo o controle da COVID-19 no município.