Tocantins é oficialmente o estado da Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural e Religioso. Ufa! O título longo reúne tudo o que viajantes encontram no estado.
- Veja também: Destinos baratos do Nordeste para viajar em 2024
A ex-senadora Kátia Abreu é a redatora do projeto de lei que se tornou a Lei 14.658, sancionada e publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (23). O reconhecimento do estado como “Rota do Turismo de Aventura” visa impulsionar o desenvolvimento do potencial turístico da região.
- Confira ainda! Pacotes Réveillon 2024 CVC: 5 destinos para a virada de ano
Através do fomento do empreendedorismo e da inovação das atividades turísticas, espera-se promover o crescimento econômico, sustentável e inclusivo, valorizando os atrativos naturais e culturais de Tocantins. Afinal, o estado é rico em paisagens deslumbrantes, como grutas, cachoeiras, cavernas, ilhas, fervedouros e cânions.
Aventuras no Tocantins?
Em Tocantins, viajantes encontram a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada no rio Araguaia. Grande parte da sua área é submersa e o local é um santuário de animais silvestres diversos, como capivaras, jacarés e aves. Ali perto, nas margens dos rios Araguaia e Tocantins, ficam belas praias de areias brancas e águas claras, ideais para relaxar e praticar esportes aquáticos.
E, é claro, não se pode deixar de mencionar o Parque Estadual do Jalapão, que abriga dezenas de paisagens de tirar o fôlego. Encontrá-las em meio às estradas de terra e areia é uma aventura que requer um veículo apropriado. Caso contrário, é difícil chegar nos rios cristalinos, cachoeiras, formações rochosas e fervedouros.
As paisagens deslumbrantes não são apenas para a apreciação. Viajantes podem praticar uma série de atividades de aventura, as quais fazem jus ao título recém-obtido pelo estado. Alguns exemplos são cavalgadas, rafting, canoagem, trilhas, caminhadas noturnas, passeios de quadriciclo, rapel e muito mais!
Via: Agência Senado.