Um trem-bala promete ligar o Rio de Janeiro a São Paulo! O projeto prevê o início das operações ferroviárias para 2032. Já as obras devem começar em 2027.
Até então, sabe-se que os estudos de viabilidade das obras estão sendo desenvolvidos pela empresa responsável pela implementação do trem-bala, a TAV Brasil. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu um prazo para receber os documentos: até o mês de dezembro de 2024.
Paralelamente, a TAV Brasil passou um ano dialogando com as prefeituras das cidades localizadas ao longo do trajeto para fechar parcerias e encontrar potenciais investidores.
Além disso, a empresa já firmou seis acordos com grupos estrangeiros que possuem interesse em investir no empreendimento.
Trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo
O trem-bala deve passar por quatro estações: Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).
Como dito anteriormente, a viagem entre as capitais deve ser de somente 60 minutos, visto que o trem é capaz de atingir até 300 km/h.
Para viajantes, a redução do tempo de deslocamento será bastante significativo. A viagem de ônibus entre São Paulo e Rio de Janeiro leva, atualmente, cerca de cinco a seis horas.
Via: Poder 360.