O Trem do Pampa é o novo projeto da Giordani Turismo, responsável pelo bem-sucedido Trem do Vinho, passeio que, em 2023, completa 30 anos de operação.
O passeio será feito em um veículo ferroviário de produção nacional, o “VLT Prosper”, um modelo moderno, diferente da Maria Fumaça usada no Trem do Vinho.
As cabines são equipadas com janelas panorâmicas, ar-condicionado e poltronas reclináveis, além de um sofisticado sistema de som e imagem. Os vagões também contarão com assentos acessíveis.
A viagem ferroviária será acompanhada de atrações musicais e culturais, performadas por artistas locais. Elas acontecerão nos vagões “Tannat” e “Cabernet”. E, é claro, os passageiros poderão degustar de vinhos produzidos na região enquanto conhecem as paisagens e cultura local.
O Trem de Pampa será operado em Sant’Ana do Livramento, cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguai, entre as estações Palomas e Livramento. Cerca de 20 quilômetros de paisagens campestres separam ambas as estações.
Inicialmente, os passeios serão somente realizados aos sábados, em dois horários. O primeiro (sentido Palomas) deixará a Estação Férrea do Livramento às 14h, com parada na Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação de Livramento.
O segundo deixará a Estação de Livramento de ônibus às 13h30, fazendo uma visita à Vinícola Almadén e, em seguida, embarcando no Trem de Pampa na Estação Palomas. O passeio será novamente finalizado na Estação de Livramento.
Cada passeio terá capacidade para até 100 passageiros e possuirão duração aproximada de 2h30. O valor por pessoa será de R$ 135. Crianças de até cinco anos, no colo, são isentas.
Posteriormente, a Estação Palomas passará por um processo de revitalização para receber os passeios. Por isso, ainda não há uma data definida para o início dos passeios.
Via: ANP Trilhos.