Luxo sobre trilhos: os 10 trens mais sofisticados do mundo!
As viagens de trem são uma forma econômica e interessante de conhecer um país. A popularidade desse tipo de transporte (que já era muito popular em outros destinos internacionais) se multiplicou devido à pandemia de coronavírus, quando muitas restrições de viagem foram estipuladas para conter a propagação do vírus.
Um dos lados positivos das viagens de trem é a versatilidade. Os roteiros ferroviários e tipos de trens são abundantes. Viajantes podem viajar em trens luxuosos ou econômicos, bem como passear por paisagens de tirar o fôlego, como montanhas e lagos, e sítios arqueológicos.
A plataforma Guia Viajar Melhor compilou uma lista das viagens de trem mais luxuosas do mundo, selecionado rotas e empresas de viagens ferroviárias cujo foco é o conforto e aconchego durante todo o percurso sobre os trilhos.
1. Belmond British Pullman, Reino Unido
Foto: Divulgação.
O trem Belmond British Pullman une a sofisticação da década de 1920 à modernidade da era contemporânea, ofertando um serviço diferenciado para os passageiros, como o clássico chá da tarde inglês ou o glamoroso almoço “Golden Age of Travel” (época de ouro das viagens). Cada vagão possui uma história única de outrora para contar. Esta rota também possibilita que viajantes tenham uma experiência interativa ao observar um elenco de personagens resolver mistérios a bordo de uma viagem de Murder Mystery.
2. Cruise Train Seven Stars, Japão
Foto: Divulgação.
O Cruise Train Seven Stars apresenta uma mistura requintada de tradições japonesas e ocidentais, criando um ambiente único ao longo dos seus sete vagões. Para os hóspedes, o trem oferece suítes deluxe e suítes espaçosas nas demais carruagens, além de um lounge car com balcão de bar sofás, cadeiras giratórias e pianista ao vivo. As janelas panorâmicas do trem, consideradas uma marca registrada do trem, permite que viajantes tenham uma incrível visão das paisagens do país.
3. Venice Simplon-Orient Express, Europa
Foto: Divulgação.
O Venice Simplon-Orient Express percorre os trilhos da Itália, França, Alemanha, Bélgica, Londres, República Tcheca, Áustria e Hungria. As elegantes cabines são como obras de arte com seus painéis de madeira, bancos estofados e riqueza de detalhes decorativos. Os três vagões-restaurante do trem são um dos seus maiores destaques. Hóspedes saboreiam os requintados pratos e drinks ao som de música clássica ao vivo.
4. Rovos Rail, África do Sul
Foto: Divulgação.
A bordo do Rovos Rail, os hóspedes também são transportados para outros tempos, uma vez que não há rádios nem televisores a bordo. Desse modo, viajantes têm mais tempo para observar a bela paisagem da África do Sul nos vagões de observação com varanda ao ar livre. Os dias a bordo do trem são elegantes, porém casuais, enquanto a noite traz uma distinta formalidade, principalmente nos vagões-restaurante e lounges.
5. Belmond Andean Explorer, Peru
Foto: Divulgação.
Para conhecer os sítios arqueológicos e cultura peruana de um modo distinto e com bastante luxo, vale conhecer o Belmond Andean Explorer. As sofisticadas acomodações trazem resquícios da cultura colorida, estampada e alegre do Peru. Já nos vagões-restaurante, viajantes têm a oportunidade de desfrutar delícias da cultura local. Além disso, o trem oferece serviço de massagem em um sofisticado e acolhedor SPA car!
6. Maharajas’ Express, Índia
Foto: Divulgação.
O Mahajaras’ Express traz uma fusão de estilo, luxo e grandeza! Enquanto viajam pelas grandiosas paisagens da Índia, os hóspedes têm acesso à um serviço de alto padrão. São 14 vagões com decoração inspirada em pedras preciosas, como diamante, pérola, e safira, e na antiga realeza indiana, fazendo com que os passageiros tenham contato direto com um ambiente digno de reis e rainhas, ricos em tapeçaria, antiguidades e linho.
7. The Presidential Train, Portugal
Foto: Divulgação.
Por que não conhecer Portugal a bordo do luxuoso The Presidential Train? Construído em 1890, o trem já transportou presidentes, reis e até papas durante mais de um século. O The Presidential Train se orgulha, principalmente, dos seus prestigiados chefs que criam ricas experiências gastronômicas acompanhadas pelos finos sabores dos vinhos portugueses. Infelizmente, a rota está encerrando as suas viagens pela linha do Douro, mas o fará com chave de ouro, oferecendo um viagem gastronômica com seis dos melhores chefs de Portugal.
8. The Ghan, Austrália
Foto: Divulgação.
O The Ghan vai além de uma viagem de trem! Ele promete acesso a partes da Austrália que nenhum outro meio de transporte ou empresa de viagens consegue chegar. É o balanço perfeito entre o conforto e a aventura, possibilitando que viajantes descansem em acomodações luxuosas e conheçam paisagens exuberantes, como os pouco explorados desertos australianos.
9. The Canadian, Canadá
Foto: Divulgação.
As paisagens gélidas do Canadá encantam – montanhas com picos nevados, pinheiros que se perdem no horizonte e lagos azulados. Que tal conhecer o país a bordo do renomado The Canadian? A rota inclui uma série de destinos que vai de uma ponta a outra do país, como Toronto, Winnipeg, Saskatoon, Jasper e Vancouver. As paisagens podem observar as paisagens diretamente das camas confortáveis das suítes.
10. The Transcantábrico Gran Lujo, Espanha
Foto: Divulgação.
Por fim, o The Transcantábrico Gran Lujo foi o primeiro trem turístico da Espanha, criado em 1983, e já apareceu em rankings dos melhores trens do mundo! A bordo dos prestigiados vagões espanhóis, hóspedes passeiam com todo o conforto por vários destinos, como Galiza, Astúrias e Cantábria. Quatro sofisticados lounges, construídos há mais de um século, conectam as cabines e vagões-restaurante e possibilitam saborear bebidas alcoólicas de frente para uma bela paisagem.