Um tubarão foi fotografado na praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, no último domingo (27). O clique foi feito pela enfermeira Dandara Matias Guedes, moradora da ilha e atuante na Superintendência de Saúde, combatendo à COVID-19.
A moradora afirma ter visto cinco tubarões em uma região onde há muitas sardinhas. Como adora fotografar, preparou a máquina e fez uma série de fotos, registrando um dos tubarões “surfando” em uma onda.
O especialista em tubarões, o engenheiro de pesca Léo Veras, contou ao G1 que as fotos retratam o momento em que o tubarão patrulha um cardume de sardinhas. Esse comportamento tem como objetivo prevenir que a presa se afaste da região e garantir uma boa refeição para o grupo.
A espécie do animal é conhecida como tubarão-limão, que pode chegar a 3 metros de comprimento. Por ter uma coloração amarelada em seu dorso, recebeu este nome. Eles geralmente vivem em águas rasas de regiões costeiras, nadando junto ao fundo de areia.
Essa espécie de tubarão não costuma oferecer perigo aos humanos, mas pode demonstrar comportamentos agressivos caso se sinta ameaçada.
Tubarões na praia do Sancho
Ainda neste mês, outro registro de tubarões-limão foi feito na praia do Sancho, em Fernando de Noronha. Os animais exibiam o mesmo comportamento de patrulha das sardinhas. Segundo Léo Veras, os tubarões costumam monitorar o cardume durante o dia para se alimentarem à noite.
Embora essa conduta não apresente perigo para os humanos, o mais apropriado a se fazer nessa situação é não incomodar os tubarões e observá-los à distância.
Via: IstoÉ, G1 e Correio.