Turismo é alternativa para desenvolver regiões da Amazônia!

Turistas têm dedicado mais atenção para destinos localizados fora das rotas turísticas tradicionais nesse pós-pandemia, como a Amazônia. O turismo de base comunitária, com visitas a comunidades tradicionais, é uma modalidade que têm crescido na região.

Aliás, segundo o superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, o turismo pode ser uma solução para desenvolver algumas das regiões da Amazônia. A Fundação apoia as comunidades das reservas de desenvolvimento sustentável do Rio Negro e Puranga Conquista, localizado a 70 km de Manaus, capital do estado do Amazonas.

São realizadas capacitações para moradores locais para desenvolver os próprios negócios, como a abertura de negócios. Dessa forma, as comunidades tradicionais conseguem ocupar o protagonismo do turismo e melhorar as suas condições de vida através do dinheiro movimentado pelo setor.

Segundo a Fundação, em 2022, os empreendimentos que recebem apoio alcançaram um faturamento de R$ 5,4 milhões. E somente 3.100 turistas passaram pela região. Com uma movimentação maior de pessoas, o faturamento pode ser bem maior.  

Um exemplo de turismo de base comunitária no Amazonas é o Instituto Mamirauá, o qual também fornece apoio à comunidade, desenvolve pesquisas sobre o ecossistema e o dia a dia da comunidade e, ainda, recebe visitantes que desejam conhecer as belezas naturais e a relação dos moradores com a natureza.

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA — essa modalidade corresponde ao turismo cuja atuação da comunicação é essencial. Os moradores trabalham como guias turísticos, levam os turistas para pescar, oferecem hospedagem e alimentação, entre outras atividades.

Via: Valor Econômico.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile