Turismo na Argentina: brasileiros podem solicitar reembolso de imposto sobre compras!

compras

Turistas estrangeiros podem solicitar a devolução do IVA, imposto aplicado sobre bens e serviços, ao visitar Buenos Aires, capital da Argentina!

O que é IVA?

O IVA é o Impuesto al Valor Agregado, ou Imposto Sobre Valor Acrescentado, uma espécie de equivalente ao ICMS brasileiro. A alíquota do imposto é de cerca de 21% do preço dos valores e serviços.

Quais são os requerimentos para solicitar o IVA?

É possível solicitar a devolução do IVA em compras de bens de produção nacional com valores iguais ou superiores a 70 pesos argentinos. Em outras palavras, os produtos devem ser fabricados na Argentina.

Entretanto, a medida é válida somente para estabelecimentos que fazem parte do sistema Tax Free da “Global Blue Argentina”. São mais de 500 lojas cadastradas no programa em Buenos Aires. Algumas delas estão nos shoppings Galerías Pacífico, Abasto e Dot Baires.

É possível encontrar os locais mais próximos via geolocalização ao usar o app da Global Blue.

Além disso, viajantes devem usar o cartão de crédito internacional ou transferência bancária de um banco estrangeiro. Esta é uma maneira de confirmar que o indivíduo é um visitante estrangeiro.

Como solicitar o IVA?

Sendo assim, viajantes devem fazer compras em estabelecimentos que exibem o logo Tax Free e pedir o formulário de devolução do imposto IVA. Os recibos das compras também devem ser guardados para serem posteriormente apresentados às autoridades argentinas.

Ao saírem do país, viajantes podem se dirigir a qualquer escritório da Aduana argentina, seja em aeroportos, portos fluviais ou postos de fronteira.

Em seguida, devem mostrar os recebidos das compras e o passaporte para provar a sua identidade. Depois, viajantes podem solicitar às autoridades para carimbar e selar os formulários de devolução preenchidos anteriormente.

Para completar o último passo, só precisam se dirigir ao balcão da Global Blue após fazer o check-in, ou depositar os formulários selados em uma de suas urnas.

A cobrança do reembolso do imposto pode ser em dinheiro, por cartão de crédito ou cheque bancário.

Via: Buenos Aires Ciudad.

Leia também
Bradesco muda regras para acesso às salas VIP com cartão Mastercard Black

A partir de 1º de setembro de 2025, os clientes do Bradesco que possuem cartões…

Irlanda oferece até R$ 450 mil para quem quiser se mudar para uma ilha remota; entenda como funciona o programa

Já pensou em trocar a correria da cidade por uma vida tranquila em uma ilha…

Espanha cria novas regras para turistas: multa de até €750 por mau comportamento

Se você está planejando viajar para a Espanha, é bom se preparar para uma nova…

Sair da versão mobile