Turistas podem levar praia de areia rosa da Itália ao desaparecimento
A Spiaggia Rosa é uma praia de areias cor-de-rosa localizada na ilha italiana de Budelli, no arquipélago italiano de Maddalena da região da Sardenha, que atrai muitos turistas por conta dessa característica única.
- Veja também: 5 resorts incríveis para passar o réveillon 2024
Entretanto, esses mesmos turistas podem causar o seu desaparecimento, segundo o diretor do Parque Nacional do Arquipélago Maddalena, Fabrizio Fonneseu.
O diretor alertou que a praia está “novamente em perigo” devido à chegada constante de embarcações lotada de turistas. Os visitantes escalam as rochas das praias, que se encontram em uma área restrita, para tirar fotos, o que também representa um perigo à segurança deles.
O post no Instagram de uma foto registrada nessa região pode resultar em uma multa de até 500 euros (cerca de R$ 2.688 na cotação de hoje). Esta não é a primeira medida tomada para coibir a conduta inapropriada de turistas em Spiaggia Rosa.
Em 1980, a visitação foi proibida após turistas começarem a encher potes de vidro com areia rosa, levando um “souvenir” da praia para casa. Essa conduta inadequada provocou a descoloração parcial da areia da praia.
Até hoje, turistas fazem isso. Em 2019, um casal de turistas franceses foi pego transportando 40 kg de areia rosa, distribuídos em 14 garrafas plásticas. A intenção do casal era decorar o aquário da casa deles com a areia rosa da Sardenha.
Quem é encontrado levando areia, pedras ou conchas da Spiaggia Rosa pode receber uma multa de até 3 mil euros (cerca de R$ 16.129).
A conduta inapropriada dos turistas levou a Guarda Costeira da Itália a patrulhar o local para evitar que viajantes levem areia para casa ou escalem as pedras que se estendem até o mar.
Outra medida adotada para barrar o turismo excessivo na praia, considerada uma das mais bonitas do mundo, é a delimitação de um limite de visitação durante a alta temporada de verão.
VIa: UOL.