Uma das praias mais bonitas da Grécia precisou ser fechada por motivos de segurança e é provável que o acesso permaneça restrito para turistas durante todo o verão europeu.
Situada na Ilha de Zakynthos, a Praia de Navagio, é cercada por belas falésias que criam um ambiente único e privativo. É uma das praias mais famosas do destino, atraindo centenas de turistas dispostos a curtir o verão sob o sol.
Embora as falésias tornem o ambiente mais bonito, elas representam riscos de deslizamento de terra no local em razão à erosão. Em 2018, sete pessoas ficaram feridas após o colapso de uma falésia. A praia também foi fechada após esse incidente.
Neste ano, o acesso à Praia de Navagio ficará restrito tanto por mar quanto por terra até o mês de outubro. Ou seja, não será possível acessar à praia durante toda a temporada de verão.
A decisão foi tomada em conjunto pelos ministros da Proteção Cidadã, Política Marítima e Insular e Turismo e Crise Climática da Grécia.
Relatórios produzidos por uma equipe de especialistas da Organização de Planejamento e Proteção Antissísmica (OASP) apontaram a possibilidade de novos deslizamentos de terra. A segurança da área é avaliada regularmente para evitar novos acidentes.
Praia de Navagio
Além das falésias e da água de intensa coloração turquesa, uma atração popular da Praia de Navagio são as ruínas de um barco.
Quando foi encontrado, em outubro de 1980, ele carregava cerca de 2.000 caixas de cigarros. A teoria é que o navio atracou devido às condições climáticas desfavoráveis e a equipe que transportava o contrabando, adquirido na Turquia, fugiu.
Hoje, as ruínas do barco são uma atração turística e um componente inusitado da paisagem da praia.
Via: Greek City Times.