União Europeia chega a acordo para reabrir fronteiras para viajantes fora do bloco europeu
A União Europeia (UE) chegou a um acordo: viajantes procedentes de países fora da UE vacinados contra a COVID-19 poderão entrar no continente. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (19), segundo fontes europeias.
Um dos fatores que motivou os embaixadores dos 27 países pertencentes à UE foi o turismo durante o verão europeu, considerada uma época de alta temporada. Os líderes europeus esperam que a flexibilização das normas de entrada de turistas movimente a indústria local do turismo.
O acordo ainda precisa ser aprovado pela Comissão Europeia, órgão executivo da UE. Embora os membros da União Europeia tenham chegado à um consenso, a aplicação das normas previstas nesse novo acordo não é obrigatória.
Quem poderá viajar à Europa?
Viajantes totalmente vacinados (que tomaram todas as doses da vacina contra a COVID-19 e esperaram o tempo necessário para a formação de anticorpos) com um imunizante aprovado para uso na Europa podem entrar no continente.
Atualmente, as únicas vacinas reconhecidas pela UE são das seguintes empresas:
- AstraZeneca;
- Johnson&Johnson;
- Pfizer; e
- Moderna.
A CoronaVac, utilizada no Brasil, ainda não foi reconhecida. A boa notícia que é a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está analisando a aprovação da vacina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está realizando o processo. No entanto, ainda não há uma estimativa de quanto tempo levarão essas análises.
Outro critério para a entrada de turistas é a situação epidemiológica do país. Os embaixadores europeus pretendem alterar a regra atual, que é baseada na proibição de viajantes oriundos de países cuja taxa de infecção por 100 mil habitantes é de 25 casos nos últimos 14 dias.
Eles querem alterar essa taxa para 100 notificações nos últimos 14 dias, permitindo que mais países recebam a orientação de entrada. Infelizmente, a situação da pandemia no Brasil não corresponde a esse critério.
Via: G1.