O Vale da Morte é um deserto composto por vales localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Conhecido por ser um dos locais mais quentes da Terra, no último domingo (16), pode ter registrado a maior temperatura identificada em solo americano nos últimos 107 anos.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do país (NWS), 54,4ºC foram registrados às 14h41 no Furnace Creek (Córrego do Forno, em português). A temperatura, contudo, ainda precisa ser confirmada pela Organização Mundial de Meteorologia, uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Vale da Morte já possui dois recordes de registro de temperaturas altas: em 1913, os termômetros atingiram os 56,7ºC, temperatura mais alta registrada no planeta, e em 2013, alcançou os 53,9ºC.
- Veja também: Lei que estende o prazo para remarcar voos cancelados é aprovada; confira as novas diretrizes
Intensa onda de calor nos EUA
Atualmente, os Estados Unidos vivem uma onda de calor extremo. Por conseguinte, um tornado de fogo foi observado no último sábado (15), no Lassen County, na California. A previsão é que a temperatura caía um pouco nesta terça-feira (18), mas continue quente por, pelo menos, 10 dias no país.
O calor na California foi tanto que o estado precisou implementar “apagões programados” para controlar e preservar energia. Para fugir das altas temperaturas, os americanos têm usado muito ar condicionado, gastando em demasia a energia do estado.