Vazão das Cataratas do Iguaçu chega a incríveis 10,5 milhões de litros!

Foto: Urbia Cataratas.

A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ultrapassou os 10,5 milhões de litros por segundo nesta sexta-feira (13). A vazão normal é de apenas 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Devido ao fluxo da água, a passarela com mirante da Garganta do Diabo, a que fica mais próxima das quedas e finaliza o passeio a pé do parque nacional, precisou ser fechada. Ela será reaberta quando a vazão diminuir.

O passeio do Macuco Safari, que consiste em um passeio de barco (com colete) que chega bem pertinho das cachoeiras, também foi suspenso por questões de segurança. O ingresso para o passeio é comprado a parte.

No lado argentino, a passarela que leva à mesma queda d’água também foi fechada, mas já no último domingo (06). Na ocasião, a vazão registrada foi de quase 6 milhões de litros por segundo.

Segundo o parque nacional, a vazão aumento em razão da abertura dos vertedouros das seis usinas construídas ao longo do Rio Iguaçu. A abertura é necessária para garantir os níveis seguros de operação nas usinas e de armazenamento de água.

Desde 1997, o monitoramento da vazão das Cataratas do Iguaçu e das usinas distribuídos ao longo do rio é feito pela Copel.

Para quem passeia pelo lado brasileiro no Parque Nacional do Iguaçu durante o feriado prolongado, tem a oportunidade de ver a paisagem majestosa criada pelas quedas cheias nas passarelas que cortam a mata, mas não se aproximam da água.

Via: G1.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…