Vazão das Cataratas do Iguaçu chega a incríveis 10,5 milhões de litros!
A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ultrapassou os 10,5 milhões de litros por segundo nesta sexta-feira (13). A vazão normal é de apenas 1,5 milhão de litros de água por segundo.
Devido ao fluxo da água, a passarela com mirante da Garganta do Diabo, a que fica mais próxima das quedas e finaliza o passeio a pé do parque nacional, precisou ser fechada. Ela será reaberta quando a vazão diminuir.
O passeio do Macuco Safari, que consiste em um passeio de barco (com colete) que chega bem pertinho das cachoeiras, também foi suspenso por questões de segurança. O ingresso para o passeio é comprado a parte.
No lado argentino, a passarela que leva à mesma queda d’água também foi fechada, mas já no último domingo (06). Na ocasião, a vazão registrada foi de quase 6 milhões de litros por segundo.
Segundo o parque nacional, a vazão aumento em razão da abertura dos vertedouros das seis usinas construídas ao longo do Rio Iguaçu. A abertura é necessária para garantir os níveis seguros de operação nas usinas e de armazenamento de água.
Desde 1997, o monitoramento da vazão das Cataratas do Iguaçu e das usinas distribuídos ao longo do rio é feito pela Copel.
Para quem passeia pelo lado brasileiro no Parque Nacional do Iguaçu durante o feriado prolongado, tem a oportunidade de ver a paisagem majestosa criada pelas quedas cheias nas passarelas que cortam a mata, mas não se aproximam da água.
Via: G1.