Já pensou como seria viajar por todos os países onde se é possível fazer turismo? O norueguês Gunnar Garfos conquistou esse feito antes dos 40 anos! Entre 2008 e 2013, ele viajou para 198 países.
Viagem por todos os países do mundo
A viagem não aconteceu de uma única vez. Gunnar aproveitava os feriados, férias do trabalho e finais de semana para viajar para outros países. Na Noruega, os profissionais têm cinco semanas de férias pagas, o que facilitou muito o itinerário de viagens do aventureiro.
Para baratear as viagens, o viajante usou e abusou das plataformas de hospedagem gratuita, como o Couch Surfing e o House Sitting. Ambos os sites permitem que os viajantes permaneçam na casa de moradores locais para cuidar de animais de estimação ou da própria residência enquanto os proprietários estão fora.
Além disso, Gunnar focou no planejamento financeiro, organizando-se para fazer as suas viagens sem encontrar surpresas desagradáveis. Segundo ele, a maioria dos viajantes possui dinheiro, mas sempre adia as suas viagens por questões de falta de tempo, comodismo e medo de arriscar.
O viajante fotografou todas as suas viagens, registrando os momentos mais inusitados, como quando o seu transporte de neve ficou presou no gelo enquanto ele viajava pela Antártica, e paisagens interessantes, tanto naturais quanto urbanas.
Gunnar também registrou pedaços das culturas dos países por onde passava, como as competições de arco e flecha do Butão e as roupas tradicionais do Afeganistão.
Dicas de viagem de Gunnar
Em seu livro “198: How I Ran Out of Countries”, Gunnar compartilha os detalhes das suas viagens e fotografias, além das suas opiniões sobre os melhores países para visitar. Em uma entrevista concedida ao Business Insider, Gunnar também comentou o assunto.
Segundo ele, os 12 melhores países para viajar são:
- Romênia: Gunnar recomendou visitar a Transilvânia, residência do fictício personagem ‘Drácula’, e as festas de Bucareste.
- Noruega: mesmo admitindo a sua parcialidade nesta dica (uma vez que é o seu país natal), o viajante recomendou visitar o norte do país.
- Dominica: uma das menos conhecidas do Caribe, mas que deve ser visitadas.
- Vietnã: um lugar de pessoas amigáveis que merecem ser conhecidas.
- Uruguai: Gunnar recomenda visitar o Uruguai, que é um país fora do radar global de turismo.
- Serra Leoa: para sair da zona de conforto, o viajante aconselha visitar este país esquecido por turistas.
- Quirguistão: um país de natureza incrível e pessoas muito simpáticas.
- Nova Zelândia: o lugar ideal para praticar várias atividades aquáticas e com praias de areias brancas, pretas e douradas.
- Nicarágua: Gunnar recomenda passear pelas paisagens diversas da Nicarágua, além de praticar surf e mergulho.
- Madagascar: o lar de vários animais exóticos que deixam qualquer um de queixo caído.
- Kiribati: um país bastante simpático e cheio de paisagens paradisíacas, situado na Oceania.
- Islândia: Gunnar aconselha visitar as famosas fontes termais de 40ºC, as quais contrastam com a temperatura congelante fora da água!
Via: Business Insider.