Viajantes brasileiros já podem entrar no Reino Unido

Viajantes brasileiros completamente vacinados contra a COVID-19 vão poder entrar no Reino Unido a partir do dia 11 de outubro, ou seja, na próxima segunda-feira. O governo retirou o Brasil da “lista vermelha” de nações de alto risco, que conta agora com somente sete países: Colômbia, Equador, Haiti, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.

A decisão ocorreu após a identificação dos bons resultados do programa de vacinação brasileiro. O avanço da vacinação nos países que formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) também motivou o governo a reduzir a quantidade de países nessa lista.

O ministro de Transportes, Grant Shapps, celebrou a medida, afirmando que é o próximo passo para ampliar as viagens e providenciar estabilidade aos passageiros e ao setor aéreo.

Viajantes que tenham tomado as duas doses da AstraZeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen, há mais de 14 dias da viagem, vão poder entrar no país com o comprovante de vacinação brasileiro. A quarentena obrigatória não será necessária. Outros requisitos de entrada são:

  • Preenchimento de formulário de viagem antes do embarque; e
  • Realização de teste RT-PCR dois dias após a chegada ao país. O governo do Reino Unido listou onde os passageiros podem encontrar locais para fazer o teste em seu site.

Brasileiros imunizados com a CoronaVac, ou que não estão vacinados, ainda vão precisar cumprir o isolamento de 10 dias ao chegar no país. A diferença é que a quarentena não precisará mais ser feita em hotéis vinculados ao governo, mas sim em hotéis ou uma estadia específica.

As restrições de viagem para eles são as mesmas que se aplicam às pessoas não vacinadas. O governo britânico ainda não reconheceu a CoronaVac como imunizante, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) já tenha o feito.

Sendo assim, esse grupo de viajantes deverá preencher o formulário de viagem antes do embarque, apresentar um teste negativo para a COVID-19, realizado nas 72 horas antecedentes ao embarque, na chegada ao país e realizar dois novos testes no segundo e oitavo dia de viagem.

Via: CNN Brasil e governo do Reino Unido.

Leia também
Angra dos Reis passa a cobrar taxa de turismo em 2026; valor será reajustado nos próximos anos

Quem visita Angra dos Reis em 2026 precisa considerar um novo custo no planejamento da…

Brasil bate recorde e transporta 130 milhões de passageiros em 2025

O transporte aéreo brasileiro alcançou um marco histórico em 2025. Segundo dados oficiais do setor,…

Aeroporto de Viracopos bate recorde histórico de passageiros em 2025 e mira novas rotas em 2026

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fechou 2025 com o maior volume de…