Viajantes brasileiros pedem por viagens mais sustentáveis
A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente se fortalece a cada ano. As notícias sobre as mudanças climáticas, como as queimadas registradas no Mediterrâneo e a própria incidência de tempestades tropicais e ciclones na região Sul do Brasil, influenciam 66% dos brasileiros quando o assunto é viagens, segundo novo estudo da Booking.com.
O noticiário influencia as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis e, ainda, incluir a preocupação com o meio ambiente no processo de tomada de decisão. Por essa razão, dois a cada cinco viajantes brasileiros (42%) acreditam que faltam opções de viagens sustentáveis no Brasil.
Cerca de 84% de viajantes esperam que as agências de turismo passem a oferecer mais opções de viagens sustentáveis. Em 2022, este número era equivalente a 76% de brasileiros. No ranking global da Booking.com, os brasileiros configuram o terceiro lugar entre as nacionalidades com essa preocupação.
Há ainda muita gente (34%) que não sabe onde exatamente procurar por essas viagens sustentáveis. Uma grande parte do público brasileiro (77%) busca experiências autênticas para que possam ter contato com a cultura local, mas cerca de 28% desses viajantes não sabem como ou onde encontrar esses passeios.
Viagens sustentáveis no Brasil
O Brasil é um país com uma porção de destinos que reúnem experiências voltadas para aproximar o viajante de comunidades locais e belezas naturais.
Nesta modalidade de turismo se encontra o ecoturismo, caracterizado pela preservação do meio ambiente e fomento da educação ambiental, e o turismo rural, que permite o contato direito com a natureza, produção agrícola, produtos caseiros e as comunidades que vivem dessas práticas.
Alguns exemplos de destinos sustentáveis que proporcionam experiências únicas e contato com a natureza estão:
Brotas (SP)
Com cerca de apenas 24,6 mil habitantes, Brotas, no interior de São Paulo, oferta uma série de atrações turísticas ecológicas, como o Parque dos Saltos, a Cachoeira 3 Quedas e o Cassarova EcoParque. Além de compromissados com a sustentabilidade, esses três complexos turísticos contam com atividades de lazer, como trilhas até as cachoeiras, arvorismo, tirolesa e até área de camping.
Guarujá (SP)
Guarujá, que se encontra na lista de 10 destinos nacionais para uma estadia sustentável da Booking.com, também fica no estado de São Paulo. Lá, é possível encontrar agências especializadas em roteiros ecológicos que incluem passeios de canoagem, trilhas ecológicas, rapel, stand-up paddle, surfe e mais. Além disso, viajantes se deparam com belas praias urbanas e praticamente intocadas pelo homem.
Cabaceiras (PB)
Cabaceiras, na Paraíba, é uma pequenina cidade de 5,6 mil habitantes a cerca de 180 km de João Pessoa, capital do estado. O destino se autodenomina “Roliúde Nordestina” devido aos mais de 25 filmes gravados na região. Lá, viajantes encontram o Lajedo do Pai Mateus e Do Bravo, além do Complexo da Saca de Lã, curiosa formação rochosa semelhante a fardos de algodão.
Lages (SC)
Lages, a 231 de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a principal cidade da Serra Catarinense e considerada um polo turístico de inverno. Isso porque não raro a cidade vê geadas e neve durante os meses mais frios do ano. Outro título que Lages leva é de “Capital Nacional do Turismo Rural”. Viajantes encontram várias opções de hotéis-fazenda e hotéis que são verdadeiros refúgios na natureza, além de passeios de 4×4 off road, cachoeiras e trilhas para ciclismo.