Viajantes da Austrália, Canadá e EUA deverão voltar a apresentar visto para viajar ao Brasil

O Brasil voltará a exigir vistos para viajantes com passaportes da Austrália, Canadá e Estados Unidos a partir do dia 10 de janeiro de 2024. A confirmação da medida foi feita em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores.

Em 2019, cidadãos com passaportes desses países, incluindo o Japão, receberam isenção da necessidade de visto para entrar no país do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, a isenção de autorização de entrada não estava em conformidade com o acordo de reciprocidade, prática comum entre países. Por isso, a imposição do visto será reestabelecida.

Na época, a justificativa utilizada para implementar a isenção de vistos era de que encorajaria turistas australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses a visitarem o país. Mas dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores indicaram que a medida não trouxe um impacto significativo ao setor de turismo.

Os viajantes dos três países já teriam que apresentar visto de turismo para entrar no Brasil a partir de 1º de outubro deste ano. Segundo o Ministério, a prorrogação foi necessária para ajustar a licitação da contratação de serviços para emissão de vistos eletrônicos.

Cidadãos com passaporte japonês continuam a ter isenção de visto de turismo para visitar o Brasil em razão da parceria firmada entre os países no primeiro semestre de 2023. O primeiro-ministro do Japão concordou em retirar a imposição de visto de turista para viajantes brasileiros para fazer jus ao acordo de reciprocidade.

A partir das 00h00 do dia 30 de setembro de 2023, de acordo com a Embaixada do Japão, viajantes brasileiros não precisarão mais de visto para entrar no Japão e permanecer no país por até 90 dias.

Via: Folha de São Paulo.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…