Viajantes vacinados podem entrar em Portugal sem apresentar teste negativo de COVID

Viajantes brasileiros totalmente imunizados contra a COVID-19 já podem entrar em Portugal sem apresentar teste negativo, segundo o Agora Europa. A informação foi confirmada à plataforma pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Ministério da Administração Interna de Portugal.

Como o Brasil passou a aceitar o certificado de vacinação da União Europeia (UE), o país europeu decidiu liberar a entrada de brasileiros sem exame negativo.

O que é necessário para viajar à Portugal?

A partir de agora, viajantes vacinados só precisam apresentar um comprovante de vacinação para ingressar em Portugal.

O documento precisa conter o nome completo da pessoa vacinada, a data de nascimento, o nome da vacina aplicada, o número de doses e o dia da imunização. É, ainda, necessário que o nome do país e a entidade emissora do documento esteja evidente no comprovante. Portugal aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil.

Outro documento aceito para dispensar o teste negativo de COVID-19 é o certificado de recuperação. Nele, é preciso constar as informações de identificação do viajante, país e data do diagnóstico, e entidade emissora do certificado, além da validade do documento.

Para viajantes não vacinados ou não recuperados da doença, a obrigatoriedade do teste negativo permanece. O teste de antígeno precisa ter sido realizado nas últimas 24 horas antes do embarque enquanto o RT-PCR, nas últimas 72 horas.

Atenção especial às companhias aéreas

A TAP, uma das maiores companhias aéreas do país, já está seguindo a nova medida, embora não haja uma decisão da UE ou nota oficial declarando a reciprocidade. Entretanto, o Agora Europa entrou em contato com algumas companhias aéreas brasileiras e não obteve a mesma resposta.

A Azul orientou viajantes a utilizarem a plataforma de simulação de viagem para verificar a necessidade do teste ou não. A LATAM, por outro lado, não retornou o contato da plataforma. Então, viajantes precisam verificar se as companhias aéreas estão seguindo a nova medida para não encontrar imprevistos em seus voos.

Via: Agora Europa.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile