Viajar melhor: projeto propõe reorganização de rotas aéreas para otimizar operações

Um projeto do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para otimizar trajetos de voo foi implementado nesta semana.

O projeto propõe a reorganização da rede de rotas aéreas fixas, levando em consideração a demanda projetada para os próximos 10 anos. A medida é voltada para o espaço aéreo monitorado pelos centros de controle de Brasília (FIR-BS) e Recife (FIR-RE).

No total, 125 aerovias passarão por modificações. Além disso, 213 procedimentos de chegada (STAR) e de saída (SID) serão redesenhados em oito áreas de controle terminal (TMA). A intenção é reduzir a espera para adentrar aeroportos bem movimentados, como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro; e Brasília.

O projeto do DECEA foi desenvolvido e coordenado por diversos órgãos e setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As companhias aéreas também participaram da elaboração das propostas, principalmente àquelas referentes a redução no consumo de combustível e emissões de CO₂ na atmosfera. As novas rotas devem reduzir cerca de 440 toneladas de querosene de aviação (QAV) e emissões de 1.340 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Entre os demais objetivos do projeto estão melhorar a gestão do tráfego aéreo por meio da criação de um ambiente mais sustentável; proporcionar uma carga de trabalho mais igualitária nos centros de controle de tráfego aéreo; e otimizar a eficiência das operações aéreas.

Via: Aeromagazine.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile