Visa revela perfis e preferências de viajantes da América Latina e Caribe!

praia e viajantes

A Visa compartilhou as tendências de viajantes da América Latina e do Caribe em seu relatório “Tendências emergentes de viagens”. O documento evidenciou as diferenças entre os perfis dos viajantes dos 12 principais países da região conhecida como LAC.

Mas, entre as características que os distinguem uns dos outros, há também uma característica em comum entre todos: os viajantes acreditam que viajar não se trata de um estilo de vida tampouco um símbolo de status. É, na verdade, uma recompensa merecida pelo trabalho realizado ao longo do ano.

Principais motivos para viajar

Viajantes da LAC querem viver experiências memoráveis! Eles costumam escolher destinos próximos, que não requerem muito planejamento, para relaxarem e curtirem a viagem sem estresse. De acordo com o relatório:

  • 28% dos participantes da pesquisa querem viver experiências novas e exóticas, que não são encontradas no local onde moram.
  • 27% preferem criar boas memórias com companheiros de viagem.
  • 25% querem recarregar as energias, mas também desafiar a sua zona de conforto para viver grandes aventuras.

Principais tipos de viagem

Entre os tipos de viagem preferida pelos viajantes da América Latina e Caribe estão:

  • Viagens relaxantes: onde estão incluídas praias ou destinos tropicais.
  • Viagens de compras: para adquirir roupas de grife e produtos de marca.
  • Viagens culturais ou de descobertas: exigem maior planejamento antes de embarcar.
  • Viagens familiares: viagens para criar memórias ao lado de parentes.
  • Viagens de aventura: onde é possível ter experiências únicas.
  • Viagens de ecoturismo: destinos de natureza para explorar um ambiente bem diferente do encontrado no dia a dia.

Principais destinos cobiçados por viajantes

Os Estados Unidos estão entre os destinos mais populares entre mexicanos e dominicanos devido à facilidade de viajar ao país norte-americano. Viajantes sul-americanos, por outro lado, preferem passar as férias em seu próprio continente. Argentinos, chilenos e peruanos, sobretudo, gostam de viajar para destinos mais próximos.

Características dos viajantes

Na categoria “viajantes preocupados”, se encontram viajantes da Argentina. Embora tenham vontade de viajar, temem sair no prejuízo por conta dos efeitos da inflação e da taxa de câmbio. Sendo assim, a tendência desses viajantes é ter uma postura mais rígida em relação ao controle do orçamento de viagens.

Na categoria “viajantes organizados” estão chilenos, colombianos, equatorianos, peruanos, porto-riquenhos e guatemalteco (da Guatemala). Segundo o relatório, eles são considerados cautelosos ao planejar as suas viagens, tentando respeitar ao máximo o orçamento previsto.

Por fim, brasileiros, mexicanos e panamense são classificados como “viajantes flexíveis”! Apesar de terem um planejamento e orçamento para as despesas de viagem, se deixam levar pelo momento e acabam fazendo compras adicionais ou gastando mais para ter experiências diferentes.

Em relação ao orçamento de viagem em si, 53% dos viajantes entrevistados afirmaram já viajar com um orçamento definido, que é de mais ou menos US$ 4.000 (cerca de R$ 20 mil, na cotação de hoje). Em geral, ninguém gasta mais do que tem. A maioria das despesas é quitada antes da viagem, como passagens aéreas, hospedagem e transporte local.

Via: Voopter.

Leia também
Companhias aéreas cancelam todos os voos de maio para Porto Alegre – confira o que fazer

As companhias aéreas anunciaram, nesta semana, o cancelamento de todos os voos programados para o…

Azul e FAB transportam 1 tonelada de doações para o Rio Grande do Sul

A Azul, em parceria com as Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro voo humanitário…

Ingresso para o lado argentino das Cataratas do Iguaçu fica 75% mais caro

O ingresso para visitar o lado argentino do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu vai…