O visto de turismo para o México deve voltar a ser eletrônico a partir do mês de maio, segundo a governadora do Estado de Quintana Roo, Mara Lezama, em suas redes sociais.
No último domingo (14), a governadora publicou o seguinte post em seu Instagram:
Ótimas notícias para nossos amigos do #Brasil! 🇧🇷 A partir de maio, o visto eletrônico será implementado para facilitar sua viagem ao México 🇲🇽. Este novo sistema permitirá que mais turistas brasileiros possam desfrutar facilmente dos 12 destinos maravilhosos da #QuintanaRoo 🌅. Bem-vindo à nova era do turismo em nosso estado! 🌴🌊
Acordo entre Brasil e México
Em julho de 2023, o Brasil e o México firmaram um acordo de implementação de vistos eletrônicos. Desde o fim de 2021, o país passou a exigir visto de turismo para viajantes brasileiros como resposta a pressões oriundas dos Estados Unidos acerca da imigração ilegal na fronteira com o México.
Primeiramente, o visto de turismo foi implementado no formato eletrônico, mas, no ano seguinte, a exigência passou a ser de visto somente físico. Somente agora, em 2024, que o Governo do México retomará a exigência de visto eletrônico.
Para brasileiros, a notícia é boa, uma vez que emitir o documento no formato eletrônico é mais fácil e rápido. A obrigatoriedade de deslocamento até as entidades consulares do México no Brasil encarece a viagem ao país da América do Norte.
Confira, abaixo, o post da governadora Mara Lezama.
Novo formulário para visto físico
O Consulado do México em São Paulo anunciou a adoção de novo formulário para emissão do visto físico, conforme exigência do governo do país. Para solicitarem a autorização de viagem turística, viajantes devem preencher o formulário, o qual pode ser acessado através deste link.