Zara Rutherford, aos 19 anos, se torna a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo em viagem solo!

Foto: FlyZolo/Facebook.

Você já teve um grande sonho? Zara Rutherford, de 19 anos, sim: ela queria ser a mulher mais jovem a cruzar o mundo em voo solo. E, no dia 22 de fevereiro de 2022, esse sonho se realizou!

A jovem belga-britânica levou 155 dias para passar por 52 países e cinco continentes. A sua viagem teve início na Bélgica e seguiu para o Reino Unido, Islândia, Groelândia, Canadá, Estados Unidos e a América Latina.

Depois, a jovem se deslocou novamente para o hemisfério norte através do Alasca para chegar até a Rússia. Os próximos destinos do seu itinerário foram a Coreia do Sul, Indonésia e Índia. Países do Oriente Médio e da Europa compuseram os últimos dias do voo solo de Zara.

Quando retornou ao ponto de partida, na Bélgica, a piloto afirmou que a viagem “foi mais difícil do que imaginado” e que seu próximo objetivo era não fazer nada durante uma semana para descansar após viver tantas emoções e perrengues. Ao mesmo tempo, estava vibrando de felicidade por ter realizado o seu sonho e ser recebida de volta por familiares e amigos.

Dificuldades superadas no caminho

Zara inicialmente planejava concluir a viagem em outubro de 2021, mas, devido à pandemia, necessidade de renovar vistos e dois incêndios florestais na Califórnia, a jovem foi obrigada a parar algumas vezes. O momento mais assustador da viagem, segundo Zara, foi quando sobrevoou áreas inabitadas na Sibéria. A 30 graus Celsius negativos, a jovem temeu o pior ao imaginar o motor parando no meio do nada. Felizmente, nada aconteceu!

Outros problemas, como incidentes com a documentação de aviação necessária para deixar a Indonésia e um pneu furado em Singapura, pareceram pequenos em relação às suas experiências com climas extremos.

Zara também precisou voar a somente 1.500 pés, o que a deixou próxima de condições do tempo desfavoráveis. A aeronave utilizada pela jovem piloto, um microavião de hélice única, não estava autorizado a voar por instrumentos. Ou seja, ela não podia recorrer a instrumentos de bordo para se orientar enquanto pilotava, somente referências visuais externas.

Dessa maneira, Zara só podia ter visibilidade ao evitar nuvens. Foi difícil enfrentar a fumaça tóxica que paira sobre Delhi, na Índia, por exemplo, por conta disso.

Foto: FlyZolo/Facebook.

Zara pretende se tornar uma inspiração

Ao deixar a Bélgica no dia 18 de agosto de 2021, a intenção de Zara era se tornar uma inspiração para meninas e jovens mulheres seguirem carreira na aviação, além das áreas de tecnologia, ciência, engenharia e matemática. Como as mulheres não costumam ser incentivadas a estudar e se tornar profissionais desses campos do conhecimento, a diferença de gênero é enorme.

Assim, Zara quis mostrar que é possível atingir os seus objetivos nessas áreas mesmo quando parece que o mundo está contra você. Apesar de todas as dificuldades encontradas em seu caminho, por exemplo, a jovem nunca deixou de percorrer o seu sonho de cruzar o mundo em seu pequeno avião.

Filha de pais pilotos, Zara aprendeu a pilotar com 14 anos e obteve a sua licença em 2020. Com o seu objetivo de voar ao redor da Terra concluído, ela agora almeja conhecer as estrelas e desvendar o espaço!

Acompanhe a jornada de Zara, uma inspiração para mulheres ao redor do mundo, em seu blog pessoal.

Via: DOGO News.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile