Você já teve um grande sonho? Zara Rutherford, de 19 anos, sim: ela queria ser a mulher mais jovem a cruzar o mundo em voo solo. E, no dia 22 de fevereiro de 2022, esse sonho se realizou!
A jovem belga-britânica levou 155 dias para passar por 52 países e cinco continentes. A sua viagem teve início na Bélgica e seguiu para o Reino Unido, Islândia, Groelândia, Canadá, Estados Unidos e a América Latina.
Depois, a jovem se deslocou novamente para o hemisfério norte através do Alasca para chegar até a Rússia. Os próximos destinos do seu itinerário foram a Coreia do Sul, Indonésia e Índia. Países do Oriente Médio e da Europa compuseram os últimos dias do voo solo de Zara.
Quando retornou ao ponto de partida, na Bélgica, a piloto afirmou que a viagem “foi mais difícil do que imaginado” e que seu próximo objetivo era não fazer nada durante uma semana para descansar após viver tantas emoções e perrengues. Ao mesmo tempo, estava vibrando de felicidade por ter realizado o seu sonho e ser recebida de volta por familiares e amigos.
Dificuldades superadas no caminho
Zara inicialmente planejava concluir a viagem em outubro de 2021, mas, devido à pandemia, necessidade de renovar vistos e dois incêndios florestais na Califórnia, a jovem foi obrigada a parar algumas vezes. O momento mais assustador da viagem, segundo Zara, foi quando sobrevoou áreas inabitadas na Sibéria. A 30 graus Celsius negativos, a jovem temeu o pior ao imaginar o motor parando no meio do nada. Felizmente, nada aconteceu!
Outros problemas, como incidentes com a documentação de aviação necessária para deixar a Indonésia e um pneu furado em Singapura, pareceram pequenos em relação às suas experiências com climas extremos.
Zara também precisou voar a somente 1.500 pés, o que a deixou próxima de condições do tempo desfavoráveis. A aeronave utilizada pela jovem piloto, um microavião de hélice única, não estava autorizado a voar por instrumentos. Ou seja, ela não podia recorrer a instrumentos de bordo para se orientar enquanto pilotava, somente referências visuais externas.
Dessa maneira, Zara só podia ter visibilidade ao evitar nuvens. Foi difícil enfrentar a fumaça tóxica que paira sobre Delhi, na Índia, por exemplo, por conta disso.
Zara pretende se tornar uma inspiração
Ao deixar a Bélgica no dia 18 de agosto de 2021, a intenção de Zara era se tornar uma inspiração para meninas e jovens mulheres seguirem carreira na aviação, além das áreas de tecnologia, ciência, engenharia e matemática. Como as mulheres não costumam ser incentivadas a estudar e se tornar profissionais desses campos do conhecimento, a diferença de gênero é enorme.
Assim, Zara quis mostrar que é possível atingir os seus objetivos nessas áreas mesmo quando parece que o mundo está contra você. Apesar de todas as dificuldades encontradas em seu caminho, por exemplo, a jovem nunca deixou de percorrer o seu sonho de cruzar o mundo em seu pequeno avião.
Filha de pais pilotos, Zara aprendeu a pilotar com 14 anos e obteve a sua licença em 2020. Com o seu objetivo de voar ao redor da Terra concluído, ela agora almeja conhecer as estrelas e desvendar o espaço!
Acompanhe a jornada de Zara, uma inspiração para mulheres ao redor do mundo, em seu blog pessoal.
Via: DOGO News.