As três maiores companhias aéreas do Brasil — GOL, Azul e LATAM — e a Zurich Airport Brasil, administradora dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória, firmaram um acordo para utilizar energia renovável em aviões em solo. A medida será adotada nos terminais de Floripa e Vitória.
O acordo pretende tornar as operações dos aeródromos mais sustentáveis e, consequentemente, reduzir a emissão de carbono. Entre meados de setembro e início de outubro, a Zurich Airport Brasil investiu R$ 17 milhões em equipamentos e sistemas para fornecer a energia renovável.
- Confira ainda! 5 resorts incríveis para passar o réveillon 2024
Os investimentos permitirão que as aeronaves em solo funcionem apenas com a energia renovável produzida pelo próprio aeroporto. Atualmente, são usados geradores externos movidos a diesel ou são acionadas as turbinas a querosene do próprio avião.
Com a instalação dos novos equipamentos, estima-se que aproximadamente 2.500 toneladas sejam reduzidas a cada ano em ambos os terminais. Eles estão sendo implementados nas dez pontes de embarque e desembarque do aeródromo de Florianópolis e nas seis pontes do aeroporto de Vitória.
Os novos equipamentos de geração de energia devem começar a funcionar a partir do mês de dezembro. Eles fornecerão cerca de 400Hz de energia elétrica.
Via: Aeromagazine.