Zurich Airport Brasil fecha acordo com companhias aéreas para fornecer energia renovável nos aeroportos

As três maiores companhias aéreas do Brasil — GOL, Azul e LATAM — e a Zurich Airport Brasil, administradora dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória, firmaram um acordo para utilizar energia renovável em aviões em solo. A medida será adotada nos terminais de Floripa e Vitória.

O acordo pretende tornar as operações dos aeródromos mais sustentáveis e, consequentemente, reduzir a emissão de carbono. Entre meados de setembro e início de outubro, a Zurich Airport Brasil investiu R$ 17 milhões em equipamentos e sistemas para fornecer a energia renovável.

Os investimentos permitirão que as aeronaves em solo funcionem apenas com a energia renovável produzida pelo próprio aeroporto. Atualmente, são usados geradores externos movidos a diesel ou são acionadas as turbinas a querosene do próprio avião.

Com a instalação dos novos equipamentos, estima-se que aproximadamente 2.500 toneladas sejam reduzidas a cada ano em ambos os terminais. Eles estão sendo implementados nas dez pontes de embarque e desembarque do aeródromo de Florianópolis e nas seis pontes do aeroporto de Vitória.

Os novos equipamentos de geração de energia devem começar a funcionar a partir do mês de dezembro. Eles fornecerão cerca de 400Hz de energia elétrica.

Via: Aeromagazine.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Sair da versão mobile