547 mil brasileiros já receberam seus vistos de turismo para os EUA
Mesmo com a altíssima demanda de emissão de vistos recebida pelos consulados norte-americanos neste ano, nos primeiros seis meses de 2023, foram emitidos 547 mil vistos para os Estados Unidos.
Desse total, 516,8 mil são para turismo e negócios, que possuem regras similares, segundo dados da AG Immigration, escritório de advocacia voltado para a imigração. Os restantes 5,4 mil são vistos para intercâmbio cultural e profissional e os demais 4,3 mil são para estudantes.
Foram realizadas aproximadamente 38% de emissões a mais em comparação ao primeiro semestre de 2022, colocando o Brasil na terceira posição dos países que mais emitiram vistos para viajar para os EUA. Em primeiro lugar está o México, com 1,3 milhão, e Índia, com 783,8 mil.
As entidades consulares dos Estados Unidos no Brasil conseguiram responder a uma boa parte da demanda incessante de solicitações, reduzindo o tempo de espera para agendar a entrevista para o visto. Esta é uma etapa fundamental para a emissão da autorização de viagem, especialmente para quem viaja aos EUA pela primeira vez.
Até o fim deste ano, a Embaixada dos Estados Unidos quer emitir 1 milhão de vistos de turismo para brasileiros.
Agendamento de vistos para os Estados Unidos
O agendamento para emitir o visto de turismo e negócios para os Estados Unidos pode ser feito na plataforma da Embaixada. Há cinco opções de representações para a entrevista presencial: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
Na última quarta-feira (16), o prazo para a emissão visto estava 226 dias em Porto Alegre, em comparação a apenas 28 dias em Brasília. Sendo assim, o período para a emissão do visto varia muito.
Selecione a entidade consular que mais se encaixa com as suas necessidades de transporte e de tempo de viagem. Em caso de viagem agendada, é recomendado marcar para tirar o visto o mais breve possível para dar tempo de concluir todos os procedimentos e receber o documento dentro do prazo para viajar.
Quem só quer renovar o visto não precisa passar pela entrevista presencial em algum consulado, então o processo é mais ágil. A isenção da entrevista é uma medida temporária estipulada pela Embaixada para agilizar a emissão de vistos para viajantes brasileiros.
Via: InfoMoney.