Aeroporto no Brasil passa a cobrar taxa de veículos para embarque e desembarque de passageiros

O Aeroporto de Fortaleza começou a cobrar veículos pelo embarque e desembarque de passageiros nos terminais. A medida foi anunciada em julho deste ano pela concessionária que administra o aeroporto, a Fraport Brasil, e é chamada de projeto “organização de meio-fio”.

O valor da taxa é de R$ 20 e os motoristas possuem uma tolerância de 10 minutos. Após esse período, serão cobrados R$ 20 adicionais a cada 10 minutos de permanência nos terminais.

Segundo a concessionária, o valor a ser pago após exceder os primeiros 10 minutos não é uma multa, mas uma cobrança por mau uso da infraestrutura.

A medida visa reduzir a quantidade de veículos estacionados na via, os quais costumam obstruir o embarque e desembarque de passageiros, tornando o processo demorado. A cobrança e o monitoramento dos veículos é feito pelas cancelas nas vias de entrada e saída instaladas em todos os níveis do aeroporto. Caso haja excesso de tempo, será preciso realizar o pagamento em totens de autoatendimento.

Uma taxa semelhante foi implantada em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, em maio deste ano, o qual também é administrado pela Fraport. Essa medida também é utilizada em alguns aeroportos no exterior.

Via: UOL.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…