Alta no valor do combustível de aviação impacta preço das passagens aéreas

Embora a pandemia de COVID-19 tenha causado muito prejuízo ao setor de aviação brasileiro e internacional, não é o único motivo de preocupação das companhias aéreas.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que o preço do querosene acumulou uma alta de 40% em 2020. Para os viajantes, o impacto é sentido no preço mais salgado das passagens aéreas.

O combustível do segmento de aviação no mercado nacional equivale a 38% do valor da passagem aérea. Essa porcentagem resulta dos impostos e da paridade de preços com o mercado internacional.

Em 2020, a alta do dólar também aumentou o custo das despesas tradicionais das companhias, como o aluguel de aeronaves e compra de peças para manutenção das mesmas.

Todos esses temas foram discutidos na live do O Globo sobre o impacto do valor do combustível na aviação no turismo e na economia do país, realizada na última segunda-feira (14).

Um dos combustíveis mais caros do mundo

O CEO da Azul, John Rodgerson, reclamou do alto custo dos combustíveis para as aeronaves.

De acordo com ele, a competição com as companhias aéreas internacionais é mais difícil no cenário atual. Elas gastam bem menos com o combustível e ainda recebem auxílio financeiro do governo.

Segundo um dos participantes, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, uma possível solução para reduzir o custo do querosene é aumentar a competição na distribuição e quebrar o monopólio do refino.

Entre os fatores que colaboram para o aumento do valor das passagens aéreas no Brasil, conforme as opiniões dos convidados de órgãos públicos e instituições, são:

  • Monopólio na produção de querosene;
  • Tributações;
  • Distribuição ineficaz de combustível;
  • Aspectos regulatórios dos preços do querosene;
  • Adiamento de planos de investimentos devido à pandemia de coronavírus;
  • Desvalorização do real; e
  • Altos custos operacionais das aéreas.

Para adquirir passagens com preços mais acessíveis, é recomendado fazer simulações de compra de voos em diferentes horários, dias e companhias aéreas.

As passagens aéreas na terça-feira ou quarta-feira, durante os feriados e fora dos horários comerciais, por exemplo, tendem a ser mais baratas.

Via: YouTube do O Globo.

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…