Após 100 anos de proibição, banhistas poderão nadar no Rio Sena de Paris

A capital francesa decidiu suspender a proibição que a 100 anos impede banhistas de nadar no Rio Sena, icônico atrativo turístico da França. A prefeitura de Paris definiu um prazo para transformar os arredores do rio em um palco deslumbrante para as Olimpíadas de 2024.

Desde 2015, as autoridades parisienses vêm trabalhando para melhorar a qualidade da água para o banho. Foi construído, em 2018, um tanque de água de 46 mil metros cúbicos sob um jardim público localizado à esquerda do Rio Sena para o tratamento de águas residuais.

Outra iniciativa em desenvolvimento pelas autoridades parisienses é um programa de plantio nas margens do Rio Sena. O propósito é aumentar a vegetação e, consequentemente, diminuir o fluxo de água, permitindo que o excedente seja absorvido pelo solo.

Todas as medidas visam oferecer áreas de natação seguras e limpas para os banhistas, bem como para a realização dos jogos olímpicos. Até o momento, três eventos olímpicos e paraolímpicos estão confirmados na hidrovia.

Já em relação às áreas de natação para a população, pelo menos três passarão a ser acessíveis a partir do cais até o ano de 2025.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que as três áreas serão em Bras Marie, Bras de Grenelle e Bercy. Com o passar dos anos, os espaços para banhistas devem aumentar, visto que já foram catalogados 20 locais possíveis para a natação.

Atualmente, o mergulho é permitido em alguns canais e piscinas ao longo do Rio Sena, sendo que a principal área de natação é a que fica no lago artificial Bassin de la Villette, inaugurada em 2017.

Banhistas só podem nadar em áreas sinalizadas pelas autoridades de Paris como apropriadas para o banho. Quem se aventurar em outras partes do rio poderá pagar uma multa de 38 euros (cerca de R$ 202 na cotação de hoje).

Via: Viagem e Turismo.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…