Após abril, viajantes contam com somente um feriado prolongado para viajar
O ano de 2022 não é o mais favorável para emendar feriados com o fim de semana. Muitas datas comemorativas nacionais vão cair justamente no sábado ou domingo ou, ainda, nas quartas ou quintas-feiras, o que impossibilita o prolongamento do feriado.
- Veja também: Buscas por voos internacionais disparam em março
Sendo assim, viajantes precisam se programar com antecedência para aproveitar as datas que possibilitam viagens curtas, ou se planejar para viajar durante as férias ou em outros momentos oportunos de acordo com a sua agenda pessoal. Por exemplo, é ideal aproveitar promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem tanto de companhias aéreas quanto de agências de viagem para baratear os custos com a viagem.
- Confira ainda: Chile deixa de exigir teste de COVID-19 para viajantes
Feriados nacionais de 2022
O calendário brasileiro conta com nove feriados nacionais e um deles está bem pertinho: a Páscoa. O feriado prolongado tem início na próxima sexta-feira (15), emendando o sábado (16) e o domingo (17).
Logo em seguida, acontecerá o feriado de 21 de abril, Tiradentes, na quinta-feira. Esse, por sua vez, ainda pode resultar em prolongamentos dos dias de folga dependendo das regras de cada empresa ou instituição.
O feriado do dia 15 de novembro, a Proclamação da República, também pode ser emendado de acordo com a situação de cada viajante visto que ele cairá em uma terça-feira. Até essa data, serão vários feriados sem a possibilidade de emendar dias de folga.
Empresas que seguem os pontos facultativos, caracterizados por datas comemorativas ou os dias que antecedem ou sucedem os feriados nacionais oficiais, podem dar folga aos colaboradores. Dessa maneira, eles podem emendar datas e aproveitar a folga prolongada para viajar. Neste ano, os pontos facultativos restantes são: Corpus Christi, no dia 16 de junho, e Dia do Servidor Público, no dia 28 de outubro.
Os feriados nacionais restantes, por sua vez, são: Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Via: G1.