Atibaia, em São Paulo, pode ganhar uma nova atração turística: a maior plataforma de vidro da América do Sul!
O projeto prevê a construção da estrutura na Pedra Grande, uma formação rochosa que se tornou um dos pontos turísticos do destino. A estrutura é semelhante à SkyGlass, passarela de vidro de Canela, na Serra Gaúcha. A passarela de Atiabia terá o nome de SkyBridge.
A Pedra Grande está localizada a 1.450 metros acima do nível do mar, na Serra do Tapetinga. As práticas de paragliding e voo de asa delta são comuns no ponto turístico, que conta com uma base de decolagem natural. Turistas também gostam de escalar o local para ter uma visão panorâmica da região.
A Prefeitura de Atibaia e a Secretaria de Turismo querem construir a passarela de vidro no local. Logicamente, para trazer o mirante à vida, será preciso erguer uma grande estrutura na Pedra Grande.
A possibilidade da construção danificar a paisagem natural é motivo de preocupação dos moradores da cidade. Afinal, o local não é apenas um ponto turístico, mas um símbolo da cidade.
Discussões sobre o futuro da SkyBridge
Embora o projeto garanta que todas as precauções para preservar o meio ambiente serão tomadas ao longo da construção, o Coletivo Socioambiental de Atibaia levantou importantes questionamentos em relação ao impacto ambiental.
A fase atual de construção do projeto, que conta com investimento de cerca de R$ 20 milhões, se encontra na sondagem de fissuras nas rochas para verificar a sua integridade. Caso a avaliação seja positiva, já será possível solicitar o licenciamento provisório para instalar a passarela de vidro.
Via: Atibaia Hoje.