Caraíva é destino paradisíaco, histórico e cultural no Sul da Bahia!
Procurando um refúgio entre a natureza para recarregar as baterias? Caraíva, na região Sul da Bahia, é a escolha perfeita!
Não há ruas, não há carros, não há iluminação urbana no destino. Viajantes transitam pelo vilarejo apenas pela areia, usando a posição do sol e da lua para marcar as horas. A atmosfera “rústica” de Caraíva promove o relaxamento e a desconexão, mesmo que breve, com os compromissos e preocupações atrelados à rotina na cidade.
- Veja também: Destinos baratos do Nordeste para viajar em 2024
Mas o que há para fazer em Caraíva?
Além de apreciar a paisagem estonteante que se estende até o horizonte, formada por praias de água doce, lagoas e rios, viajantes podem ocupar os dias de descanso desfrutando da saborosa gastronomia baiana, relaxando nos hotéis de luxo ou simples e abraçar a cultura local.
- Confira ainda: Qual é a melhor época do ano para viajar barato?
Quem ainda não consegue se imaginar em um ambiente tão rústico encontra luxuosas acomodações com o mesmo conforto e comodidade encontrados nas cidades. Também há opções de hospedagem para quem quer uma experiência mais simples e casual, mergulhando no estilo de vida dos locais.
A igrejinha de Caraíva tem quase 400 anos. Ela foi construída onde hoje é uma pracinha simpática pelos jesuítas que desembarcaram por ali. Aliás, para conhecer a cultura dos povos originários, uma visita à Reserva Porto Boi, uma das primeiras aldeias do Brasil, é essencial.
Lá moram indígenas pataxós que compartilham com turistas tradições de seu povo, como banho de ervas, pintura corporal e danças típicas, e a história que os mantém vivos até hoje. É uma experiência única, perfeita para se familiarizar com a cultura secular dos pataxós.
Para chegar até esse pequeno pedaço de paraíso na Terra, viajantes podem voar até Porto Seguro, destino atendido pelas principais companhias aéreas do país, e escolher entre uma das formas distintas de transfer, como táxi, carro ou ônibus. De Trancoso, é possível ir a pé ou de bicicleta até o destino.
Todos os meios de transporte levam ao ponto de travessia do rio Caraíva, feita de canoa. O trajeto já mostra aos viajantes o que eles encontrarão no vilarejo baiano: paisagens deslumbrantes e intocadas que acalmam o coração e a mente estressada.