Comandante sofre pré-AVC em voo e aeronave desvia da rota com urgência

O comandante do voo NH-216, da companhia aérea japonesa All Nippon Airways, que voava de Paris para Tóquio no último domingo (18), sofreu um pré-AVC a bordo, fazendo com que o voo fosse desviado para a Rússia.

Quando a aeronave estava a cerca de 41 mil pés, a nordeste de Novosibirsk, na Rússia, o co-piloto contatou o Controle de Tráfego Aéreo. Ele relatou que o comandante estava com uma dor de cabeça súbita e assimetria facial, sintomas de um acidente vascular cerebral (AVC).

Preocupado, o co-piloto tomou a decisão de desviar o voo para o Aeroporto Novosibirsk Tolmachevo já que era o mais próximo da localização da aeronave. O pousou foi feito às 02h00 UTC desta segunda-feira (19), uma hora após o desvio da rota.

Uma equipe médica foi chamada para socorrer o comandante. Após receber os primeiros atendimentos com urgência, ele foi levado ao hospital em uma ambulância com suspeita de derrame.

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia relatou que o comandante ficou inconsciente como resultado do “pré-AVC”, também conhecido popularmente como “mini-AVC”. Esta condição é um sinal de alerta, a qual significa um alto risco de derrame no futuro. Até o momento da publicação desta notícia, o estado de saúde do comandante não foi revelado.

Via: Aviation Herald e AEROIN.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…

Sair da versão mobile