Cometa descoberto por astrônomo amador deve ser o mais brilhante do ano!

cometa

Um cometa recém-descoberto por um astrônomo amador do Japão deve ser o mais brilhante e bonito do ano!

A descoberta do corpo celeste foi uma grande surpresa para todo o campo da astronomia, dado que os mais sofisticados telescópios profissionais não foram capazes de avistá-lo. Nem sequer foi usado um telescópio para identificar o cometa!

No dia 11 de agosto, Hideo Nishimura, o homem que descobriu o cometa Nishimura, percebeu a presença do cometa em suas fotografias do céu noturno. Ele usou apenas uma câmera profissional e uma lente teleobjetiva comum na ocasião, deixando o obturador aberto por cerca de 30 segundos para capturar muita luz.

Ao notar o objeto estranho nas fotos, o astrônomo amador as enviou para o Minor Planet Center, organização astronômica norte-americana que atua sob a União Astronômica Internacional.

As fotografias foram usadas para determinar a posição exata do cometa Nishimura. Profissionais, então, confirmaram a existência do corpo celeste com telescópios profissionais.

Cometa Nishimura

Foto: Dan Bartlett.

O cometa Nishimura tem origem na Nuvem de Oort, localizada na periferia do Sistema Solar. Ele deve atingir o ponto mais próximo do Sol (periélio) por volta do dia 18 de setembro e, depois, retornar para o local de onde veio.

É provável que o cometa não passe mais por aqui, ou demore muito para retornar. Há, ainda, a possibilidade de ele não sobreviver a passagem perto do Sol e se desintegrar.

Isso significa que o mês de setembro será uma oportunidade única para ver o cometa em seu “auge”, com bastante brilho. Quem entende de astronomia já consegue observá-lo, mas apenas como um “pontinho” brilhante entre as estrelas.

Astrônomos estimam que será possível vê-lo mais facilmente entre os dias 13 e 18 de setembro. Quando o cometa Nishimura atingir o periélio, no dia 18, ele estará na sua versão mais luminosa.

Alguns especialistas estimam que ele poderá ser visto no comecinho da noite, enquanto outros afirmam que o momento de observação será, na verdade, antes do amanhecer.

Os cometas possuem o hábito de desafiar as previsões de astrônomos, então é preciso esperar um pouco mais para se saber se brasileiros conseguirão observá-lo e quais os melhores horários para vê-lo.

Via: Canaltech, SKy & Telescope e Dan Bartlett.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile