A Condor, a maior companhia aérea de lazer da Alemanha, conseguiu slots (direitos de pouso e decolagem) no Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo. Os slots são para a temporada de verão no hemisfério sul, segundo informações da Aviacionline.
A novidade significa o fim do hiato de quatro anos da cia, que passou todo esse período sem voos regulares para a América do Sul. Os slots vão desde o final de outubro de 2023 até o final de março de 2024.
O plano inicial da Condor seria retomar as operações aéreas para o Brasil com três frequências semanais às terças, sextas e domingos. Os voos seriam operados de Frankfurt.
Embora a obtenção dos slots denuncie essa intenção, a companhia aérea ainda não se manifestou oficialmente para sinalizar o início dos voos. As informações compartilhadas pela Aviacionline são de um banco de dados.
Por enquanto, as únicas conexões entre o Brasil e a Alemanha são realizadas pela LATAM e a Lufthansa. Ambas ofertam voos entre São Paulo e Frankfurt, sendo que a Lufthansa opera, ainda, voos entre Munique e Rio de Janeiro.
Possível retomada de voos da Condor
Desde que a cia cessou as operações aéreas no Brasil, o governo tem tentado atrair a Condor novamente.
Em setembro de 2022, durante o governo Bolsonaro, um diretor da companhia aérea se reuniu com representantes da Embratur e do GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos.
Novamente, no início deste ano, já no governo Lula, o chefe da Embratur se reuniu com o diretor da Condor durante uma conferência de turismo realizada em Berlim.
Por enquanto, é preciso esperar as próximas decisões da Condor para se saber se a companhia aérea, de fato, retomará os voos para o Brasil.