Conheça a nova aposta do turismo goiano: Cristalina, lar de cristais e belas paisagens naturais

Cristais lemurianos – Foto: Collemes via Wikipédia.

O turismo de Goiás conta com um novo destino de destaque: Cristalina, uma cidadezinha de 62 mil habitantes a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília!

O destino é conhecido por sua reserva de cristais lemurianos, a qual está entre as maiores reservas do mundo. Mas, para o turismo de Cristalina, planeja-se muito mais do que levar os viajantes para conhecê-la.

Além das trilhas de garimpos, o projeto turístico do destino goiano inclui visita à Pedra Chapéu do Sol, com mais de 500 toneladas equilibradas em 48 centímetros de base; à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Linda Serra dos Topázios, com belas nascentes e cachoeiras; às fazendas locais que compartilham um pouco da gastronomia local; ao Mercado do Cristal, onde se encontram várias lojas de cristais in natura; entre outros atrativos turísticos.

A intenção do Conselho Municipal de Turismo, da prefeitura de Cristalina e de empresários locais é impulsionar o turismo de experiência. Nesta modalidade de turismo, viajantes priorizam as experiências disponíveis no destino, visando criar memórias calorosas e descobrir novas atividades, sejam de aventura, gastronômicas, culturais, histórias, etc.

Pedra Chapéu do Sol – Foto: Collemes via Wikipédia.

Além disso, o novo compromisso das entidades com o turismo local visa promover o desenvolvimento sustentável no destino, uma vez que promove o engajamento da comunidade local e o uso consciente das riquezas naturais da região.

“Com exclusividade, o destino turístico de Cristalina convida os turistas para uma experiência completa e enriquecedora. É uma oportunidade única de interagir com a natureza, a cultura local e uma tradição única de garimpo”, disse a consultora do Sebrae e especialista em turismo, Tatiana Fernandez.

O projeto turístico recebeu o nome de “Cristaline-se”, semelhante ao slogan do turismo em Fernando de Noronha, que é “Noronhe-se”. Entretanto, o termo não vem de uma possível inspiração no slogan turístico do destino pernambucano. Ele reflete a importância da característica geológica de Cristalina, dominada por cristais preciosos.

O slogan do projeto também faz alusão à reenergização e o equilíbrio mental e espiritual, normalmente procurados por turistas em razão dos cristais encontrados na cidadezinha goiana. Os cristais lemurianos, especialmente, são reverenciados em diversas culturas por suas propriedades de cura e de harmonia mental, emocional e espiritual.

Via: Assembleia Legislativa de Goiás.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…