Conheça a nova aposta do turismo goiano: Cristalina, lar de cristais e belas paisagens naturais

Cristais lemurianos – Foto: Collemes via Wikipédia.

O turismo de Goiás conta com um novo destino de destaque: Cristalina, uma cidadezinha de 62 mil habitantes a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília!

O destino é conhecido por sua reserva de cristais lemurianos, a qual está entre as maiores reservas do mundo. Mas, para o turismo de Cristalina, planeja-se muito mais do que levar os viajantes para conhecê-la.

Além das trilhas de garimpos, o projeto turístico do destino goiano inclui visita à Pedra Chapéu do Sol, com mais de 500 toneladas equilibradas em 48 centímetros de base; à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Linda Serra dos Topázios, com belas nascentes e cachoeiras; às fazendas locais que compartilham um pouco da gastronomia local; ao Mercado do Cristal, onde se encontram várias lojas de cristais in natura; entre outros atrativos turísticos.

A intenção do Conselho Municipal de Turismo, da prefeitura de Cristalina e de empresários locais é impulsionar o turismo de experiência. Nesta modalidade de turismo, viajantes priorizam as experiências disponíveis no destino, visando criar memórias calorosas e descobrir novas atividades, sejam de aventura, gastronômicas, culturais, histórias, etc.

Pedra Chapéu do Sol – Foto: Collemes via Wikipédia.

Além disso, o novo compromisso das entidades com o turismo local visa promover o desenvolvimento sustentável no destino, uma vez que promove o engajamento da comunidade local e o uso consciente das riquezas naturais da região.

“Com exclusividade, o destino turístico de Cristalina convida os turistas para uma experiência completa e enriquecedora. É uma oportunidade única de interagir com a natureza, a cultura local e uma tradição única de garimpo”, disse a consultora do Sebrae e especialista em turismo, Tatiana Fernandez.

O projeto turístico recebeu o nome de “Cristaline-se”, semelhante ao slogan do turismo em Fernando de Noronha, que é “Noronhe-se”. Entretanto, o termo não vem de uma possível inspiração no slogan turístico do destino pernambucano. Ele reflete a importância da característica geológica de Cristalina, dominada por cristais preciosos.

O slogan do projeto também faz alusão à reenergização e o equilíbrio mental e espiritual, normalmente procurados por turistas em razão dos cristais encontrados na cidadezinha goiana. Os cristais lemurianos, especialmente, são reverenciados em diversas culturas por suas propriedades de cura e de harmonia mental, emocional e espiritual.

Via: Assembleia Legislativa de Goiás.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…