Coronavírus: malha aérea essencial GOL, LATAM e Azul começa a operar
Já está funcionando nesta segunda-feira (30) a malha aérea essencial das companhias GOL, Latam e Azul. Esta medida já estava prevista como uma forma de acompanhar a baixa demanda de voos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Esta malha foi definida pela Agência Nacional de Aviação (Anac), em conjunto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Ministério da Infraestrutura e o Ministério da Economia, e deve se estender até o fim de abril.
O que é a malha aérea essencial?
De acordo com o comunicado da Anac, as frequências semanais de voos serão divididas em 723 trajetos no Sudeste, 153 no Nordeste, 155 no Sul, 135 no Centro-Oeste e 75 no Norte. Serão 19 cidades brasileiras atendidas, além das capitais de todos os estados e o Distrito Federal, totalizando 46 municípios.
Esta malha essencial não foi a primeira a ser estabelecida pelas empresas para enfrentar este momento atípico. Na original, estavam previstos mais voos. Porém, houve uma redução de 91,61% da malha planejada inicialmente devido a uma queda de 56,06% dos locais atendidos. De 106 cidades contempladas, o número caiu para 46.
Com esta nova medida, o número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241. A Latam conta com 483 voos enquanto a Azul conta com 405 e a Gol, 353. Basicamente, o deslocamento aéreo funcionará apenas para profissionais de saúde, quem precisar viajar e o transporte de materiais.
Qual é a atual recomendação para viajar?
A distribuição prevista na malha essencial permitirá que o país permaneça integrado através do transporte aéreo, pois todos os estados possuem ligações aéreas. Em caso de necessidade, as pessoas ainda poderão viajar ou transportar objetos essenciais através do serviço de transporte de carga das empresas.
Ainda assim, a recomendação continua sendo para viajar preferencialmente apenas em ocasiões emergenciais até que este período mais crítico de contaminação cesse. Por enquanto, é preciso recorrer a maneiras de matar a saudade a distância.