Notícias

Videoconferência: programas que ajudam a diminuir a saudade em tempos de quarentena

Muitos brasileiros estão evitando contato próximo com parentes, especialmente pais mais de idade e avós. Embora a postura seja necessária para a prevenção do coronavírus, a saudade e a preocupação castigam mentes e corações. As reuniões com amigos também estão suspensas por tempo indefinido. 

Todavia, estes laços não precisam ser prejudicados nesse período de quarentena! A tecnologia pode nos ajudar a matar a saudade da separação e aliviar a preocupação, principalmente daqueles avós mais teimosos que insistem em sair para comprar pão na padaria.

Zoom

O programa Zoom ganhou o coração dos empresários por ser muito prático para fazer reuniões corporativas. Nessa quarentena, é perfeito para fazer reuniões familiares e com amigos. O seu design intuitivo permite fácil aprendizado. Basta ir fuçando nos botões para aprender as suas funcionalidades.

Após a instalação no computador, você já pode criar uma reunião. Assim que ela estiver pronta, é disponibilizado um código para ser compartilhado com as demais pessoas. Através deste código cada participante consegue pesquisar a reunião na ferramenta de busca e entrar na sala. 

Pronto!

Agora, é só conversar. Você pode ajustar a tela do computador ou do aplicativo no celular, que funciona similarmente, para configurar a exibição das webcam. Dessa forma, você consegue ver todo mundo que está na sala de reunião virtual!

Skype

O Skype é o bom e velho amigo dos viajantes e intercambistas. Quem passou um período no exterior, sabe como essa ferramenta é essencial para manter contato com quem está longe. Assim como o Zoom, você pode optar por utilizá-lo no celular ou no computador. 

Para conversar com alguém à distância, só é preciso criar uma conta e procurar o nome de usuário ou e-mail de quem deseja conversar para fazer uma ligação. Esta é totalmente gratuita. 

Whatsapp

O Whatsapp é, para os brasileiros, o mais prático e familiar entre todos os aplicativos de comunicação à distância. Ele permite tanto conversar com uma pessoa individualmente quanto com participantes de grupos. Para fazer uma ligação, é necessário clicar no botão em formato de telefone ou de câmera no canto superior à direita. O telefone corresponde a ligação de áudio e o de câmera, a de vídeo.

Talvez o Whatsapp, por sua popularidade no Brasil e facilidade de uso, seja o ideal para conversar com os idosos teimosos! Caso eles não tenham aptidão nenhuma para tecnologia, você pode usar o bom e velho telefone mesmo.

Telegram

O Telegram é uma alternativa conhecida do Whatsapp. O design é similar, portanto, é fácil aprender a usar para quem não tem intimidade com o aplicativo. Com ele, também é possível fazer chamadas de vídeo e áudio. O uso é questão de gosto já que possui funções bem parecidas com as do Whatsapp. Se conhecer muitas pessoas que usam o aplicativo, vale a pena usá-lo para conversar. 

Agora que você já sabe que pode ver e conversar com amigos e familiares mesmo estando longe, é só marcar um horário para todo mundo se reunir online. Assim, todos podem ficar seguros em casa!