QuarterHorse, raça americana de cavalos que correm em alta velocidade em curtas distâncias, é também o nome da aeronave supersônica que a empresa norte-americana Hermeus pretende construir.
A intenção é criar uma aeronave capaz de fazer o transporte de passageiros entre continentes em apenas algumas horas. O QuarterHorse deverá atingir uma velocidade Match-5. Isso significa que ele voará em uma velocidade cinco vezes maior que a do som e três vezes maior que a velocidade do lendário Concorde. A aeronave poderá fazer, por exemplo, o trajeto entre Nova York e Londres em menos de uma hora!
Para que os planos da Hermeus se concretizem, a Força Aérea do país vai financiar testes de voo.
Desenvolvimento do QuarterHorse
A Hermeus está trabalhando em conjunto com especialistas na construção de naves espaciais e conta com um orçamento de US$ 60 milhões. Até o momento, foram desenvolvidos protótipos de turbina TBCC, os quais combinam uma turbina convencional com um sistema de propulsão desenvolvido para ultrapassar 7400 km/h.
- Confira ainda: Bradesco vai sortear prêmios em dinheiro de até R$ 250 mil em promoção com Visa e Next
Os engenheiros também estão trabalhando em uma nova fuselagem de titânio para que a aeronave suporte altas temperaturas.
“Esses mecanismos permitem que a equipe vá além, às vezes estrategicamente até o ponto de falha no teste de voo, o que acelera o aprendizado e, ao mesmo tempo, melhora a segurança da tripulação de teste de voo e do público”, afirmou a empresa norte-americana.
A tecnologia hipersônica em desenvolvimento é de “uso duplo” e adequada para fins civis e militares.
A Hermeus planeja testar uma versão em pequena escala do QuarterHorse em 2023. Já em 2025, serão feitos testes com uma versão de porte médio para o transporte de carga. A versão comercial da aeronave, voltada para o transporte de passageiros, será testada somente em 2029.
Via: AINonline.