Se a nova data para o carnaval carioca for confirmada, os desfiles das escolas de samba poderão acontecer entre os dias 10 e 11 de julho de 2021. Será a primeira vez em 89 anos que o Carnaval oficial não será realizado no verão.
- VIU ISSO?! Destino de celebridades, agência vende pacote para as Maldivas 2023 a partir de R$ 7.500 por pessoa
Embora o inverno do Rio de Janeiro não seja tão frio quanto o do sul do país ou de nações europeias, ainda faz frio na Cidade Maravilhosa.
Para corresponder ao clima diferenciado, os artistas das escolas de samba do Grupo Especial já estão pensando em quais materiais utilizar.
As temperaturas mais baixas possibilitam a confecção de fantasias de pelúcia e veludo, por exemplo. Esses tecidos geram protestos no verão por serem muito quentes, mas, no inverno, podem ser possíveis. Além disso, segundo os carnavalescos, eles são ótimos para fazer trajes bonitos!
Carnaval 2021 em julho
Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, da escola de samba Unidos da Viradouro, vão desenvolver o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”. Eles comemoram a possibilidade de usar materiais diferentes e variar a aparência dos trajes.
Segundo Zanon, o enredo vai exigir um figurino mais elaborado. O material selecionado para confeccionar as vestimentas é o veludo. “Ele tem um ótimo apelo visual”, afirmou ele.
Edson Pereira, da Vila Isabel, possui a mesma opinião. Segundo ele, pouca coisa muda com a transferência do Carnaval para julho porque o Rio de Janeiro não costuma ser alvo de frio intenso. No entanto, os carnavalescos poderão usar trajes mais requintados no inverno.
Por outro lado, algumas escolas de samba estão passando por dificuldades financeiras e não podem arcar tecidos muitos caros. É o caso da Mangueira. Leandro Vieira, dessa escola de samba, salienta que o Carnaval 2021 não terá muitos recursos.
“Será um carnaval de busca de materiais alternativos. As escolas que não têm patrono, como a Mangueira, estão sem dinheiro”, afirmou.
Via: Extra.Globo.