Espera para emitir visto de turismo para os EUA chega a 20 meses
O tempo de espera para a emissão do visto para os Estados Unidos quebrou um novo recorde em São Paulo: 610 dias. Em outras palavras, são 20 meses de espera para emitir a autorização de viagem para viajar a turismo para o país.
O levantamento foi feito pelo escritório de advocacia AG Immigration. As demais entidades consulares também registraram aumento significativo no número de dias de espera. Veja:
- Brasília: 493 dias;
- Porto Alegre: 473 dias;
- Rio de Janeiro: 463 dias; e
- Recife: 449 dias.
Com exceção da capital carioca, as demais localidades ainda não haviam registrado um número tão expressivo de dias de espera. Em média, são 497 dias de espera para emitir o visto de turismo no Brasil, o maior tempo já registrado.
Em março, foram emitidos 101 mil vistos de negócio e turismo para brasileiros, o maior volume registrado da história. Ainda assim, o tempo de espera para a emissão é tão longo que a fila chega a parar, mesmo com diversos funcionários disponíveis para atender os viajantes.
- Confira ainda! Réveillon Em Alto Mar 2024: todos os detalhes sobre as festas, shows, ingressos e mais!
Perspectiva de melhora
Até então, as medidas adotadas pela Embaixada dos EUA no Brasil ainda não surtiram o efeito desejado. Desde 2022, mais oficiais consulares têm sido contratados para ampliar a capacidade de atendimento de viajantes. Entretanto, de acordo com o CEO da US Travel, Geoff Freeman, afirmou que melhorias já poderão ser sentidas nos próximos seis meses.
Outros países também sofrem com filas gigantescas para emitir o visto de turismo para os EUA, como Índia, Iraque, Chile, Peru e Argentina. Bogotá, capital da Colômbia, é a cidade com o maior tempo de espera: 755 dias.
Via: Mercado & Eventos.