Estados Unidos suspende obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos
Os Estados Unidos anunciaram a suspensão do uso de máscara no transporte público na última segunda-feira (18). Assim, as companhias aéreas norte-americanas afirmaram que não vão mais requerer que passageiros usem máscaras em aeroportos e durante os voos.
A Alaska Airlines afirmou que as máscaras faciais se tornaram cartões de embarque nos últimos dois anos, mas, a partir de agora, elas serão opcionais. A American Airlines, uma das maiores cias do país, emitiu um comunicado semelhante, confirmando que funcionários e passageiros não precisarão mais usar máscara.
Outra gigante da aviação comercial nos EUA, a United Airlines, também anunciou a suspensão de máscaras em voos domésticos e voos internacionais selecionados (dependendo dos requisitos do país de chegada) e nos aeroportos.
Viajantes que quiserem usar máscaras por se sentirem mais confortáveis e aqueles que precisam usá-las por questões de segurança podem continuar fazendo uso do equipamento de proteção.
Desde janeiro de 2021, quando o uso de máscaras era uma necessidade em meio ao aumento de casos de coronavírus nos Estados Unidos e no mundo, foram registrados 7.060 infrações por parte de passageiros. Aqueles que se recusaram a usar máscaras naquela época foram colocados em listas de “não-voo” das companhias aéreas.
Decisão polêmica
Na última semana, autoridades de saúde dos EUA estenderam o decreto do uso de máscara até o dia 3 de maio, exigindo que viajantes usassem o equipamento de proteção em aviões, trens e táxis. A justificativa para a estenderão era que precisavam de mais tempo para avaliar o impacto de um recente aumento no número de casos de COVID-19.
- Confira também: Voos Promo para Maceió a partir de R$ 225 ida e volta!
Legisladores republicanos e indústrias se recusaram a cumprir a medida. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos EUA foi acusado de exceder a sua autoridade ao decretar o uso de máscaras por 14 meses, bem como de não explicarem a sua decisão de modo adequado, pela magistrada Kathryn Kimball Mizelle, de uma corte federal localizada na Flórida. Sendo assim, o decreto foi revogado mais cedo.
O órgão que administra a segurança dos transportes nos Estados Unidos continua recomendado o uso de máscara em ambientes fechados para maior segurança, mas, devido à ordem judicial, não será mais necessário usá-las em aeroportos.
Via: Reuters.