Recentemente, falamos sobre um fenômeno que ocorre no Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, no mês de fevereiro.
Não é sempre que dá para ver a cachoeira de fogo (a Firefall), criada a partir do derretimento do gelo residual do inverno e dos raios solares do poente. O céu precisa estar límpido, sem nuvens, para que seja possível apreciar o fenômeno do começo ao fim.
Outro fenômeno bastante interessante acontece esporadicamente na mesma cachoeira, chamada de Horsetail Fall, e pode ser visto do mesmo ponto de observação que torna possível apreciar a cachoeira de fogo, o Glacier Point. Trata-se da cachoeira de arco-íris!
Cachoeira de arco-íris no Parque Nacional de Yosemite
O fotógrafo norte-americano Greg Harlow fez o registro do fenômeno em novembro de 2019. As águas da pequena cachoeira Horsetail Fall ganharam uma distinta coloração colorida por conta de dois fatores: ventos fortes e uma vazão mais elevada do que o normal para aquela época do ano.
Os ventos extremamente fortes, considerados raros no Vale de Yosemite, criaram pequenas nuvens de água borrifada ao entrarem contato com a cachoeira. Logo em seguida, a difração dos raios baixos da luz solar atingiu as gotas de água, gerando um arco-íris ondulante por toda a extensão da cachoeira, que tem aproximadamente 441 metros.
O fotógrafo fez o clique por acaso. Ele estava lá para fotografar o nascer do sol quando, por volta das 9 horas da manhã, as águas da cachoeira foram tomadas por um tom avermelhado.
Logo, todas as cores do arco-íris se tornaram visíveis por cerca de 8 minutos. Apenas 10 pessoas estavam lá naquele horário para prestigiar o fenômeno com os próprios olhos.
Confira o vídeo abaixo!
Very high winds at the perfect time of day created a previously undocumented 2,400 foot rainbow waterfall in Yosemite National Park pic.twitter.com/fxfe9Z1MX7
— Domenico (@AvatarDomy2) June 4, 2022