O governo do Japão anunciou a isenção de visto para o país para viajantes brasileiros.
A negociação que levou à essa decisão aconteceu durante a cúpula do G-7, evento realizado no Japão para o qual o presidente Lula recebeu convite. A medida foi concretizada após encontro com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.
- Veja também: México irá isentar viajantes de visto de turista
A novidade foi anunciada uma semana depois da retomada de exigência do visto de turismo para o Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Em março de 2019, a exigência foi retirada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, quebrando o acordo de reciprocidade entre o Brasil e os respectivos países.
O princípio da reciprocidade permite que países firmem acordos recíprocos de autorização de viagem. Ou seja, permitindo que viajantes de ambos os países visitem os territórios sem necessidade de emissão de documento de viagem.
A obrigatoriedade de visto de turismo de até 90 dias para viajantes dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e, até que o processo de isenção seja formalizado, do Japão passará a vigorar a partir de 1º de outubro.
Por enquanto, somente foi feito o anúncio pelo governo japonês. Mais detalhes sobre o processo de implementação da medida para os viajantes brasileiros, como a data de quando começará a vigorar a isenção, devem ser divulgados em breve.
Via: Uol.