Na última quarta-feira (03), os parques temáticos de Gramado (RS) receberam autorização para funcionar através de um decreto publicado pela Prefeitura Municipal. O decreto determina também o retorno das atividades de hospedagem de aluguel por temporada e camping.
Além disso, o limite de ocupação máxima de todo o setor hoteleiro passou de 50% para 70%. Para permanecerem funcionando, os estabelecimentos de hospedagem devem disponibilizar os seus dados em uma plataforma digital ou sistema online para que possam passar por inspeção realizada pela administração pública.
Esta medida foi acordada em uma reunião com representantes do setor, os quais aceitaram cumprir um plano de contingência.
A reabertura foi concretizada em virtude de um decreto do Governo do Estado, publicado no dia 31 de maio. Nele, o poder para criar protocolos únicos para determinados setores foi delegado aos municípios. Assim, a Prefeitura de Gramado foi capaz de editar uma nova norma para autorizar o funcionamento dos parques temáticos.
Entre os parques temáticos mais populares de Gramado estão o Snowland, Parque Gaúcho, Exceed Experience Park, Parque Temático Algum Lugar, entre outros.
Rastreamento de turistas
O decreto prevê que os estabelecimentos de hospedagem disponibilizem o QR Code da Smart Tracking, plataforma de rastreamento de pessoas. Desse modo, será possível monitorar a circulação de hóspedes e turistas nos empreendimentos comerciais da cidade. O monitoramento também deverá ser feito com os colaboradores.
Através da plataforma é possível identificar os lugares por onde pessoas contaminadas com o coronavírus passaram. Logo, as autoridades sanitárias e os donos dos empreendimentos terão informações certeiras para adotar medidas preventivas.
As pessoas que estiveram em um local onde um indivíduo contaminado circulou poderão ser avisadas e orientadas a ficar de quarentena em um tempo mais hábil.
O QR Code deverá ficar em um local visível para ser escaneado pelos smartphones.