IATA quer lançar passaporte digital com carteira de vacinação no primeiro trimestre de 2021

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês) anunciou que está prestes a lançar um passaporte digital. A previsão é que ele fique pronto já no primeiro trimestre de 2021.

Nele, os passageiros poderão guardar certificados de testes e uma carteirinha de vacinação com informações referentes a outras doenças, não somente a COVID-19. Uma cópia do passaporte comum também estará disponível neste novo formato.

Assim, compartilhar esses dados com as companhias aéreas e as autoridades da alfândega será muito mais ágil. Ele ficará disponível no formato de um aplicativo para smartphones. O lançamento para iOS deve ocorrer algumas semanas antes do para Android.

O passaporte digital ajudará os viajantes a verificar se cumprem os requisitos de entrada do país a ser visitado.

Além disso, com o aplicativo, eles poderão apresentar um QR CODE para um leitor de códigos nas alfândegas dos aeroportos. Todas as informações dos viajantes serão automaticamente passadas para as autoridades locais e não ficarão guardadas no sistema, protegendo a sua privacidade.

“A nossa maior prioridade é fazer com que as pessoas viajem novamente de forma segura”, afirmou Nick Careen, Vice-Presidente Sênior do setor de aeroportos, passageiros, cargas e segurança da IATA.

“No momento, isso significa dar confiança aos governos de que a testagem sistemática da COVID-19 pode substituir a quarentena de 14 dias. No futuro, esse sistema evoluirá para um programa de vacinação e o passaporte digital será uma solução para as viagens”, finalizou Careen.

O desenvolvimento do passaporte acontece em parceria com o Grupo Internacional de Companhias Aéreas (IAG, em inglês), que conta com a associação de diversas companhias aéreas, como a British Airways, Era Lingus (Irlanda) e Iberia Líneas Aéreas (Espanha).

A IATA também visa desenvolver um app com informações laboratoriais para que os laboratórios possam enviar o comprovante dos testes aos viajantes virtualmente.

Via: Travel + Leisure.

Leia também
iFood e Decolar se unem e agora seus pedidos viram pontos para viajar

iFood e Decolar lançam uma parceria que transforma seus pedidos em pontos para viajar Se…

Air Transat inaugura voos diretos do Brasil para o Canadá a partir de fevereiro de 2026

A Air Transat, uma das maiores companhias aéreas de lazer do Canadá, recebeu autorização da…

Brasil entra no Top 10 dos destinos mais desejados do mundo no Wanderlust 2025

Reconhecimento internacional reforça o crescimento do turismo de natureza e experiências no país. Informações essenciais…

Sair da versão mobile